O movimento naturista nasceu no Brasil em 1949. Quem o trouxe foi a atriz Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz Del Fuego. Ela publicou dois diários, Trágico Black-out e A Verdade Nu. "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não precisa ser necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que precisem ser escondidas", escreveu a atriz em seu primeiro livro.
Em A Verdade Nu, Luz lançou as bases de sua filosofia de vida: o naturismo. Com o dinheiro de seus espetáculos, ela comprou a Ilha do Fogo, no Rio de Janeiro. Lá criou o Clube Naturalista Brasileiro, primeiro reduto naturista da América Latina, o qual controlava com pulso firme.
As roupas deviam ser deixadas na entrada. Era proibido levar bebidas alcoólicas, falar palavrões ou praticar sexo na colônia. A diferença entre naturalismo e libertinagem era muito clara. Luz Del Fuego foi um fenômeno na década de 50, provocando muita polêmica entre a sociedade. Em julho de 1967, foi brutalmente assassinada por rapazes que tinha denunciado à polícia.
Com a instituição da Praia do Pinho, em Santa Catarina, como a primeira área naturista oficial do Brasil em 1983, a difusão do naturismo foi inevitável. Em 1988 nascia a FBrN, que organiza, desenvolve e controla as atividades naturistas no País. Em 1996 foram aprovadas as Normas Éticas do Naturismo Brasileiro, que devem ser respeitadas e difundidas pelos usuários das praias e clubes naturistas do país. Hoje o Brasil tem 110 mil seguidores dessa filosofia.
Fonte : Terra Terra, qual é a sua ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário