sábado, 17 de março de 2007

Notebooks, tablet PCs e ultraportáteis disputam atenções na Cebit


tabletLevar o poder do PC para equipamentos cada vez menores é a tendência que chegou para ficar na Cebit 2007. Quem anda pelos corredores da feira vê tantos notebooks, tablet PCs e computadores ultraportáteis que dá para imaginar um futuro não muito distante em que o desktop pode virar peça de museu.

E o melhor é a nova leva desses brinquedinhos já funciona com chips de telefonia celular, como os que existem no Brasil —só que para redes mais modernas, chamadas HDSPA, capazes de oferecer acesso à Internet em banda larga e outras funcionalidades (saiba mais).

"Para quem precisa trabalhar, quer mobilidade e não dispensa o teclado, os tablet PCs com teclado são a melhor saída", diz Bernd Klinger, gerente de produto da Fujitsu Siemens.

Klinger mostrou ao UOL Tecnologia o modelo Lifebook P7230, um notebook pequeno, comum à primeira vista. A diferença está no LCD, que gira sobre o centro do aparelho e fecha-se sobre ele, mantendo a tela para fora —nesta posição, ele vira um tablet PC que pode ser operado com uma caneta semelhante às dos palmtops.

O aparelho pesa pouco mais de um quilo, vem com Windows Vista e tem LCD de 10". Segundo Klinger, a bateria do modelo dura até dez horas, e o aparelho também aceita chips de telefonia com a tecnologia HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access), a terceira geração de celulares da Europa. Isso sem falar em Bluetooth e Wi-Fi integrados. Mas tudo isso tem um preço, claro € 2.999 na Alemanha.

Os equipamentos pesam, em média, menos de um quilo e são bem potentes. Modelos da Amtek ou da Gigabyte, por exemplo, têm processadores de 1 GHz, discos rígidos de 40 GB (mais que suficientes para uma boa coleção de MP3), Wi-Fi e Bluetooth, além de permitirem o uso de chips de telefonia celular para conexão à Internet em banda larga.

Fonte : UOL UOL Tecnologia

2 comentários: