Segundo o site Appleinsider, a Apple solicitou o registro de patente em 2004. O sistema é baseado, segundo o formulário de registro, em um "detector de roubo por aceleração" e é destinado a equipamentos móveis. Na maioria dos casos, o roubo de um dispositivo eletrônico móvel, de pequenas dimensões, possui um padrão de movimentos facilmente reconhecíveis e que não existem no movimento acidental ou no uso normal diário pelo dono do aparelho.
Seguindo o novo sistema ,se o dispositivo for exposto a seqüências de movimentos rápidos, muito provavelmente estará sendo roubado. Uma queda, por exemplo, ou o uso normal do aparelho não ativariam o sistema. Uma vez detectado o roubo, o sistema dispararia um alarme e o aparelho teria suas funções bloqueadas.
Apesar de não restringir a aplicação da patente a seus produtos, a Apple justifica a invenção porque o roubo é a maior vulnerabilidade conhecida de seu produto atualmente, o iPod. Entretanto, a Apple descreve em sua patente que esse método antifurto seria desejável em qualquer telefone celular ou notebook, independente da marca. Muitos produtos Apple, como o MacBook e o futuro iPhone, já são dotados de acelerômetros para outras finalidades e podem ser adaptados, por software, para o sistema.
No formulário de patente há uma simulação da interface de configuração do antifurto. Uma reprodução desta interface pode ser visualizada pelo atalho dtmurl.com/ain.
Via: Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário