segunda-feira, 7 de maio de 2007

Maior imagem digital do mundo tem 143 GB


A empresa canadense Aperio criou uma fotografia digital com a qualidade de um Terapixel, ou seja, com um trilhão de pixels. O arquivo de imagem tem 143 GB e tem o formato BigTIFF, inventado pela companhia para a utilização em análises de exames médicos.

A maior imagem digital do mundo tem mais de um milhão de pixels de largura e consistem em 225 cópias de slides de exames de câncer de mama combinados. A imagem foi comprimida em um arquivo de 143 GB e pode ser visualizada no site http://bigtiff.org/terapixel.htm.

"Esta melhoria no formato torna possível criar uma resolução muito grande para imagens digitais para a análise de medulas ósseas", disse Douglas Tkachuk, médico e professor da Universidade de Toronto. Antes do BigTIFF, arquivos de alta resolução tinha um limite de 4 GB por imagem, permitindo apenas 30 Gigapixels de qualidade.

Detalhes técnicos sobre o formato, que é de livre uso, podem ser encontrados no endereço http://bigtiff.org/, assim como o código fonte do formato e bibliotecas para download.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário