terça-feira, 1 de maio de 2007

Universidade se inspira em lagartixa para criar robô que escala paredes


Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, anunciaram o desenvolvimento de um robô que usa mecanismos de sucção inspirados em lagartixas para subir paredes.

Do tamanho de uma mão feminina, o aparelho conta com duas roldanas separadas por um eixo onde os pesquisadores do Instituto de Robótica da universidade instalaram os circuitos que respondem aos comandos remotos.

Além de avançar por paredes, o robô também pode andar normalmente pelo teto graças à presença de uma nova fibra de sucção que, segundo a Technology Review, tenta mimetizar o sistema de fibras microscópicas usada pelas ventosas das lagartixas que fixam o animal na vertical.

Cada uma das rodas tem três pontos de contato com a parede, onde o sistema eletrônico de fixação age, o que permite a locomoção do robô com velocidade de até seis centímetros por segundo.

O centro de pesquisa publicou um vídeo do robô em ação no site da universidade para exemplificar a tecnologia. O site da Technology Review traz outro vídeo com melhor qualidade mostrando a transição que o robô faz entre parede e teto.

Entre os possíveis usos práticos do robô, o Instituto de Robótica aponta para a verificação de danos no casco externo de naves espaciais, por exemplo.

Fonte : IDG Now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário