quarta-feira, 13 de junho de 2007

Apple TV: charmosa, mas limitada


Espécie de “iPod para a sala”, a Apple TV é uma caixa prateada, discreta – bem ao estilo Steve Jobs – e que oferece imagem e som de alta qualidade, compatível com televisores e projetores HDMI. O problema é o preço: 1.500 reais.

Apple TV


Em seu disco rígido pode-se armazenar até 40 GB de filmes, fotos, músicas e programas de TVs do iTunes, ainda que a Apple não permita que usuários no Brasil possam adquirir produtos (músicas e filmes) na iTunes Store. Mas como quase tudo na web, é possível burlar esta barreira. Saiba como clicando aqui.

As dificuldades para quem for usar o Apple TV não páram por aí. Apesar de as músicas de outros formatos, como MP3 e WMA serem convertidas automaticamente quando você importa algum CD, o mesmo não acontece com DVDs.

Para poder assisti-los no equipamento, é necessário convertê-los para o formato MPEG-4 Movie. E isso implica usar um software específico, baixar o vídeo para o computador para poder convertê-los, ainda no PC.

Do PC para a TV
A conexão entre o PC e a Apple TV pode ser feita de duas maneiras: via cabo (pela porta Ethernet) ou wireless. A entrada USB disponível no dispositivo só serve para serviços de manutenção da Apple e não pode ser usada como mais um meio de acesso ao conteúdo.

O site PC WORLD Test Center realizou testes com plataformas Mac e PC, nos dois tipos de conexão, e, em todas as condições, o processo é igualmente simples e o dispositivo é detectado pelo iTunes rapidamente. Porém, a sincronização de arquivos wireless é mais lenta do que via rede cabeada. Este, aliás, é outro ponto crítico do aparelho.

Para ter acesso ao conteúdo, existem duas possibilidades: streaming ou sincronização.

No primeiro caso, as músicas e vídeos são acessados diretamente do PC (ou PCs, caso existe mais de um), sem baixá-los no HD do dispositivo. Na sincronização, o conteúdo do computador é copiado para o Apple TV.

Nos testes realizados, o download de um filme de dois minutos e meio demorou cinco minutos e, da primeira vez que este filme foi assistido, a espera foi de 15 minutos para carregar.

Apesar da demora, é possível assistir vídeos em resolução de até 1080i e exibir fotos em altíssima resolução na sala com efeitos semelhantes ao que se faz com a ajuda de softwares como o PowerPoint ou o MovieMaker – sem a necessidade de nenhum deles.

Via: PCWorld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário