O plano para promoção de passeios espaciais turísticos foi criticado pelo vice-presidente da Comissão Européia, Guenter Verheugen, que os chamou de mero passatempo para ricos. Esse tipo de turismo "muito privilegiado", segundo Verheugen, é apenas para os muito ricos e não merece apoio.
Mas falando sobre o projeto com paixão na sexta-feira (15), antes da feira aeroespacial de Paris, o presidente-executivo da EADS Astrium, François Auque, rebateu as críticas. "O argumento de que se está trabalhando para os ricos e belos é totalmente incorreto, porque nosso objetivo é usar o dinheiro dos ricos para desenvolver tecnologias que possam ser úteis para todos", disse ele.
Um porta-voz da empresa disse que um subproduto do turismo espacial pode ser o desenvolvimento mais rápido de aviões convencionais para viagens longas hipersônicas.
Curva da Terra
A aeronave da EADS, mais ou menos do tamanho de um jato executivo, poderá carregar quatro passageiros a uma altitude de cerca de cem quilômetros da Terra, onde poderão vivenciar cerca de três minutos de ausência de peso e enxergar a curva do planeta.
Um motor de foguete baseado no estágio superior de um lançador Ariane, também construído pela EADS, seria usado em lugar dos motores a jato convencionais para impelir o veículo para fora da atmosfera, expondo os passageiros a três vezes a força da gravidade. De acordo com a EADS, isso é mais ou menos o mesmo que fazem algumas das montanhas-russas mais radicais.
A EADS diz que o veículo custará 1 bilhão de euros para ser desenvolvido e, se for encontrado financiamento para a construção, ficará pronto em quatro anos a partir de 2008.
Embora os primeiros vôos devam ser empreendidos apenas por passageiros muito ricos e interessados em sensações fortes, a expectativa é de que até 2020 15 mil passageiros por ano se disponham a pagar pelo vôo, de acordo com a firma de consultoria Fultron. A EADS quer abocanhar 30% desse mercado.
Via: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário