A maioria dos estúdios de cinema estão usando o Linux atualmente. Entre eles, podemos destacar a Dreamworks que irá lançar o novo Shrek 3.
A empresa possui 1000 desktops e 3000 servidores rodando Linux em seus estúdios.
Segundo o gerente de informáticada empresa Ed Leonard, "Para o Shrek 3, nós consumiremos em média 20 milhões de horas de processamento". "Cada filme que fazemos requer mais e mais poder do computador". Na empresa, o tempo de processamento do filme está dobrando a cada ano. No Shrek 1, foram usados 5 milhões de horas, no segundo, 10 milhões.
"Existem diversas técnicas avançadas e específicas no filme, incluindo avanços no cabelo, roupas, e outros efeitos de segundo plano, o que vão demandando cada vez mais máquinas".
A escolha do Linux não foi algo simplesmente opcional na Dreamworks. O poder de flexibilização, a licença livre, e o desempenho desse sistema operacional foi um dos três requisitos para a empresa fazer tanto sucesso nos filmes.
A grande parte do processo de criação do filme é feito no Linux. As estações de trabalho rodam com 2 Gb de memória e os servidores com 8 Gb. A Dreamworks usa Linux desde o Titanic lançado em 1997!
Via: O Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário