sábado, 7 de julho de 2007

Cristo está entre as sete maravilhas do mundo


O Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio de Janeiro, é oficialmente uma das novas sete maravilhas do mundo, de acordo com o anúncio feito diante de mais de 40 mil pessoas em uma cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa, neste sábado.

Numa votação, realizada pela internet e por mensagens de celular, a estátua do Corcovado ficou junto com alguns dos mais importantes monumentos do mundo, como a Muralha da China e Petra, na Jordânia.

A lista representa os votos de mais de 100 milhões de pessoas. Inicialmente, qualquer local podia ser indicado como um das novas sete maravilhas.

No fim de 2005, a lista que contava com 200 monumentos foi reduzida aos 77 mais votados.

A partir daí, um grupo de arquitetos, sob a coordenação do ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, escolheu os 19 finalistas, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.

Os votos definitivos passaram a ser computados a partir de janeiro deste ano. Na última contagem, divulgada há três semanas, o Cristo Redentor estava entre os dez mais votados – mas o número de votos de cada monumento não foi divulgado.

Os dois países que mais se envolveram na campanha foram o Brasil e a Índia. No Brasil, a campanha foi bancada pelo grupo Bradesco e incluiu mensagens de várias personalidades da política, do futebol e dos espetáculos, incluindo o presidente.

As novas maravilhas
Cristo Redentor, Rio, Brasil
Grande Muralha da China
Petra, na Jordânia
Machu Picchu, no Peru
Pirâmide Chichén Itzá, no México
Coliseu, de Roma, na Itália
Taj Mahal, na Índia

Via: BBC.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, e por termos agora uma das 7 maravilha do mundo. Apesar de eu acreditar que temos ais do que isso! Temos muitas das maravilhas do mundo neste Brasil maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo obrigado pelo comentário, e pelo elogio.
    Claro que nesse Brasilzão tem muitas maravilhas, mas o Cristo está à altura de representar à todas, já que muitas são desconhecidas até pelos proprios brasileiros.

    Abraços

    ResponderExcluir