domingo, 29 de julho de 2007

Expedição russa mergulha 1,3 km no gelo do Ártico


Dois minisubmarinos russos fizeram neste domingo uma jornada inédita até uma profundidade de 1,3 km sob o gelo do Oceano Glacial Ártico, como preparativo para uma expedição rumo ao leito do mar, nunca antes visitado antes pelo homem.

“Esta foi a primeira vez que um submersível foi usado por baixo da camada de gelo do Ártico, e (o aparelho) provou ser capaz de fazer isso”, disse Anatoly Segalevich, piloto de um dos minisubmarinos, que levam apenas um tripulante cada um.

A equipe de pesquisadores está buscando indícios geológicos que dêem respaldo à reivindicação russa de que uma vasta área do leito do mar deve ser considerada parte do território do país.

Acredita-se que o leito tenha depósitos de petróleo, gás natural e outras reservas minerais.

Missão inédita

O grupo russo deve tentar alcançar o leito do mar nesta semana e pretende fincar no leito do oceano uma bandeira da Rússia..

“Nós enfrentamos a mais dura e arriscada missão, descer as profundezas, até o leito do mar, no mais inóspito dos oceanos, onde ninguém foi antes, e ficar de pé no meio do oceano com nossos próprios pés”, disse o parlamentar russo Arthur Chiligarov, um experiente explorador polar.

“A humanidade há muito sonha com isso”, completou.

Uma convenção internacional estabelece uma área de exploração econômica do Ártico de até 200 milhas náuticas (cerca de 370 km) para países que fazem fronteira com o Ártico, a partir do território do país.

Esse limite às vezes pode ser expandido, mas, para isso, o país interessado precisa provar que a estrutura geológica da plataforma oceânica é a mesma de seu território.

Moscou argumentou perante uma comissão da ONU em 2001 que uma estrutura geográfica submarina do Ártico, chamada de Cordilheira de Lomonosov, é uma extensão geológica do seu território continental.

A ONU ainda não anunciou uma decisão definitiva sobre o assunto.

Via: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário