quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Britânico é preso por 'roubar' conexão wi-fi


Um homem britânico foi preso pela acusação de utilizar a internet sem fio de banda larga (wi-fi) do vizinho sem permissão.

Inicialmente o homem foi detido por dois policiais do setor de Apoio à Comunidade, em Chiswick, oeste de Londres, na terça-feira.

Os policiais suspeitaram quando viram o homem de 39 anos usar seu laptop em frente a uma casa.

Quando interrogado, o homem admitiu que estava usando uma conexão wi-fi sem proteção. Mais tarde ele foi libertado sob fiança.

O caso agora está sendo investigado pela unidade de crimes de computadores da Polícia Metropolitana de Londres.

"Esta prisão deve funcionar como alerta para pessoas que pensam que é aceitável usar de forma ilegal as conexões de banda larga que pertencem a outra pessoa", disse o policial Mark Roberts.

Segundo a lei britânica o uso de acesso à internet grátis de forma desonesta é crime, segundo uma lei de 2003.

Outros casos

Este foi o terceiro caso conhecido de uso de serviços de internet sem permissão.

Baixar programas grandes usando uma conexão wi-fi pode prejudicar a velocidade de acesso do verdadeiro dono da conexão ou mesmo o limite de programas a serem baixados, mas um uso normal (checagem de emails, por exemplo) não deve sequer ser notado. A maioria das vítimas não sofreria nenhuma perda neste caso.

Em 2002, Matt Jones, o designer original da página em inglês da BBC, criou o "warchalking" com um grupo de amigos. Estes símbolos desenhados com giz (chalk, em inglês) em muros e calçadas mostravam para os entendidos onde estava a internet sem fio de graça.

Entre os críticos da prática está a empresa de telecomunicações Nokia, que meses depois afirmou: "Isto é roubo, puro e simples".

A empresa temia que usuários ilegais se juntassem perto de uma rede aberta, diminuindo sua velocidade. E também com as considerações éticas.

Mas, o filósofo Julian Baggini, afirma que não estes roubos não são tão graves.

"Sou a favor dos ladrões (de internet) neste caso. Se você está fazendo isto sistematicamente (...) isto é imoral. Mas uso ocasional durante uma viagem é um pouco como ler seu livro usando a luz que vem da janela de alguém. É como comer os restos (de comida) deixados por alguém", afirmou.

3 comentários:

  1. Concoro com o filósofo Julian Baggini, achei que fosse o único a pensar assim. Daqui a pouco alguêm vai querer cobrar pela utilização do ar, ora bolas!!!

    ResponderExcluir
  2. kkk
    pelos argumentos dele eu tb concordo
    mas axo que não se aplica a todos tipos de 'ladrões da internet' kkk
    mas no caso de conexão, há mal nenhum =D
    desde q não seja a minha kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Não é roubo
    por que se precisa de uma autorização por escrito se uma pessoa cria uma rede e não a bloqueia significa que quer deixa-la livre para acessos
    sendo assim qualquer pessoa pode acessar
    se não quer acesso desconhecido e só bloquear

    By: Geek

    ResponderExcluir