segunda-feira, 24 de setembro de 2007

'Guardian' relata polêmica sobre filme que mostra 'o verdadeiro Rio'


“Baseado na vida das forças especiais que operam na capital do Brasil (sic), o filme já está se provando um dos mais polêmicos da história do país. Dezenas de milhares de cópias piratas foram distribuídas por vendedores ambulantes até na Amazônia, enquanto um grupo de oficiais da polícia tentou impedir seu lançamento”, diz o jornal.

A reportagem diz que Tropa de Elite alega estar baseado em fatos e mostra cenas fortes de policiais torturando e matando traficantes de drogas.

“O Batalhão de Operações Especiais (Bope) se considera o ‘creme-de-la-creme’ das unidades de combate urbano. Alguns afirmam abertamente o desejo de testar suas habilidades no Iraque”, afirma a reportagem.

Caveira

O jornal comenta o fato de o logotipo do grupo ser uma caveira perfurada por um facão e que seu hino promete combater os inimigos “a qualquer hora, a qualquer custo”.

“A imagem do Bope em Tropa de Elite , que inclui uma cena na qual um traficante é morto com um tiro de rifle na cabeça, foi considerada tão prejudicial por um grupo de policiais que eles tentaram obter um mandado banindo o filme das telas brasileiras”, relata a reportagem.

O jornal observa que o pedido foi negado por um juiz que argumentou que o filme retratava “a realidade do dia-a-dia de boa parte das pessoas que vivem nesta cidade”.

A reportagem também cita o governador do Rio, Sérgio Cabral, que descreveu o filme como "um excelente trabalho de cinematografia” que foi “fiel em mostrar os problemas sérios que enfrentamos em termos de segurança pública”.

2 comentários: