segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Cientistas criam bíblia menor que cabeça de alfinete


Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion, em Israel, colocaram todo o conteúdo do Velho Testamento em uma superfície de 0,5 milímetro, feita de silício e recoberta por ouro. De acordo com a agência de notícias France Presse, o texto contém 308,4 mil palavras em hebraico. O objetivo do projeto é divulgar as possibilidades da nanotecnologia.



Para escrever todo esse conteúdo, os cientistas utilizaram um dispositivo que compararam a um jato de água sobre a areia. “A camada de ouro ao redor do texto ressalta as nanoletras contra a superfície de silício e permite lê-las melhor, quando empregado um microscópio eletrônico com scanner”, explica o texto de divulgação da nanobíblia. O projeto foi liderado pelos professores Uri Sivan e Alex Lahav.

O processo de escrita durou apenas 90 minutos, segundo a Reuters, mas o desenvolvimento do software que permitiu esse processo de impressão levou mais de três meses.

Agora, os pesquisadores querem fotografar todas as “nanopáginas” e aumentar essas imagens dez mil vezes, para criar um painel de 7 metros x 7 metros. O material, dizem os responsáveis pelo projeto, será colocado em uma grande parede do instituto de física, para que todos possam ler o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário