Uma texana, que teve sua primeira experiência com neve em Pittsburgh no ano passado, ficou indignada com a quantidade de luvas perdidas que encontrou pela cidade no último inverno. A quem elas pertenciam? Será que seus donos não as querem de volta? Por que as pessoas não dão a mínima ao passar por tantas luvas perdidas?
Então, Jennifer Gooch, mestranda em belas artes pela Carnegie Mellon University, inaugurou o site onecoldhand.com na tentativa de reunir os pares de luvas perdidas, além de fazer uma boa ação.
Uma das primeiras luvas a entrarem no projeto foi uma de pele de carneiro que alguém havia esquecido em um carrinho de neve. Ela ficou com medo de pegar temendo que o dono voltasse ao local para procurar a luva.
No lugar onde estava a luva, ela deixou um pequeno adesivo retangular com um desenho de uma luva preta estilizada dizendo: "Perdeu sua luva? Acesse onecoldhand.com."
Jennifer expõe as luvas na parede do ateliê que fica no porão de sua casa na universidade. Já são 21 itens, todos presos com alfinetes. Anotações em pedaços de papel também são afixadas na parede, descrevendo o local onde cada unidade foi encontrada.
Um deles diz, "Encontrada por Shaun, terça-feira, 20 de novembro, na avenida Penn, entre as ruas 28 e 29." Embaixo das anotações, a pessoa que resgatou o objeto desenhou duas luvas, uma com linha uniforme e a outra com linha tracejada.
Algumas parecem ser caras, outras não. Na parede, uma luva feminina bege, apenas a mão esquerda, com um charmoso detalhe em pedra pendente imitando diamante.
"É uma luva ótima", declarou Gooch, 29. "É de couro. Tem esse detalhe em pedra, mas agora está inutilizada sem seu par."
Natural de Dallas, ela fotografa cada luva e publica a foto com as respectivas informações no site, onde as pessoas podem reportar luvas encontradas e solicitar adesivos. Ela ainda não conseguiu juntar pares de luvas nas duas primeiras semanas de funcionamento do site, mas por ela, não há problema se isso não acontecer.
"É meio excêntrico, uma mistura de tristeza e prazer", disse Gooch. "Dá a sensação de que existe uma oportunidade de fazer uma boa ação."
Jennifer adoraria ver os projetos One Cold Hand implementados em outras cidades. Ela está trabalhando com duas mulheres em Nova York para iniciar um projeto parecido por lá. Elas esperam que o site onecoldhand-nyc.com entre em funcionamento em breve.
Ela está inclusive em negociações com empresas locais para a instalação de caixas de depósito de luvas por toda a cidade onde as pessoas que encontrarem luvas perdidas podem depositar os objetos.
Assim como meias que somem na máquina de secar ou sacolinhas de supermercado que voam e se agarram às árvores, Gooch acredita que existe algo de universal sobre luvas.
"Se pelo menos uma pessoa encontrar sua luva, tudo já terá valido a pena", afirmou Jennifer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário