sábado, 15 de dezembro de 2007

Google desenvolve concorrente da Wikipedia


O Google está desenvolvendo um serviço concorrente da enciclopédia digital on-line Wikipedia, no qual os usuários poderão escrever artigos sobre diferentes temas, mas com sua respectiva assinatura.

O conhecido buscador da internet adiantou em seu blog corporativo os detalhes do projeto, ao qual só se pode ter acesso mediante convite.

O Google chama os artigos de "Knols" ou "unidades de conhecimento" e serão assinados por seus autores, que podem incluir uma foto e uma breve biografia de si mesmos.

"Acreditamos que saber quem escreveu ajudará os usuários a fazer um melhor uso do conteúdo", escreveu Udi Manber, vice-presidente de engenharia do Google, no blog do buscador.

A outra diferença em relação à Wikipedia é que o serviço do Google incluirá anúncios se os autores dos artigos o desejarem e estes poderão ficar com uma parte da receita publicitária.

Sem edição

Os usuários poderão escrever críticas sobre os artigos e avaliá-los, mas não editá-los, como ocorre na Wikipedia.

No entanto, a página de exemplo divulgada pelo Google inclui um link com a palavra "editar", supostamente para que o autor do artigo revise seu conteúdo.

A Wikipedia está disponível em 250 línguas e em conjunto já tem mais de oito milhões de artigos. Apesar de sua popularidade, foi às vezes motivo de controvérsia pela suposta inexatidão ou subjetividade de alguns de seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário