segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Google vai popularizar Linux no celular, diz criador do sistema operacional


O sistema operacional Linux, que até hoje teve pouco sucesso em telefones celulares, deve ter maior alcance entre os aparelhos no próximo ano, ajudado pelo interesse do Google no setor de telefonia móvel, disse o criador do Linux, Linus Torvalds.

Fornecedores do Linux lucram com a venda de melhorias e serviços técnicos, e o sistema operacional compete diretamente com o Windows, da Microsoft, que cobra pelo software e se opõe à distribuição pública de seu código.

O finlandês Torvalds, que criou o Linux original no começo dos anos 1990 e colocou o código na Internet para que outros pudessem melhorá-lo, ainda supervisiona o desenvolvimento do sistema operacional.

A britânica Symbian, que tem quase 50% de sua propriedade nas mãos da Nokia, é a líder do setor de sistemas operacionais para aparelhos móveis, seguida pelo Windows Mobile, da Microsoft.

Mas no mês passado o Google, líder de buscas na internet, disse que oferecerá uma plataforma de software, programada em Linux, para tornar o uso da web em telefones celulares tão fácil como nos computadores pessoais.

"Eu não estou pessoalmente envolvido, mas certamente parece que 2008 pode ser, graças ao Google Alliance, um dos anos em que se poderá encontrar mais telefones com Linux", disse Torvalds à Reuters em entrevista na sexta-feira (14).

O Google está trabalhando com a Motorola e outras grandes do setor, como a operadora T-Mobile e a fabricante de chips Qualcomm, para desenvolver uma plataforma de software aberto chamado "Android" para aparelhos móveis. Torvalds disse que a Motorola é uma das primeiras fabricantes a lançar telefones com Linux, principalmente na China e também nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário