Nesta terça-feira (18), Brasília tornou-se a quinta cidade do Brasil a estar conectada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, a Superinternet, por meio da qual se pode trocar informações virtuais com mais rapidez. Foram investidos R$ 2,1 milhões para implantar a Rede Nacional em Brasília. Por enquanto, o projeto beneficiará apenas centros de pesquisa. Porém, já existem projetos para levar a Superinternet, de graça, para toda a população.
No total, 23 instituições, como a Embrapa e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), terão acesso à Rede. A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal assinou convênio, ainda, com a Universidade de Brasília (UnB).
A licitação para que a internet possa ser oferecida aos moradores do Plano Piloto e Taguatinga, cidade próxima a Brasília, deve sair ainda este mês. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, em três anos, todo o DF terá internet de graça.
"Por mais que Brasília esteja em primeiro lugar de acesso a internet, 42% contra 20% a nível nacional, desses 42%, 80% é classe A. Nós criamos a internet para a comunidade carente. Vamos levar para todas as cidades, e a primeira etapa começa agora no Plano Piloto e Taguatinga", conta o secretário Izalci Lucas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário