sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Rede social ajuda pessoas com pés 'diferentes' a trocarem sapatos


Você sabia que 10% das pessoas chegam a comprar dois pares de sapatos de mesmo modelo, mas com tamanhos diferentes? Isso porque elas têm um pé maior que o outro, então compram quatro sapatos e acabam usando apenas dois.



A estimativa é do site "Odd Shoe Finder", uma rede social em que internautas com diferenças de numeração entre o pé esquerdo e o direito podem vender e até trocar os sapatos que estão sobrando.

No site, o internauta se cadastra gratuitamente. É necessário informar endereço e os números de sapato para o pé esquerdo e o direito. A ferramenta de busca permite encontrar calçados divididos por categorias (esportivo, casual, etc) e tamanho. Quando achar o que procura, o usuário negocia diretamente com o anunciante, comprando ou trocando sem interferência do "Odd Shoe Finder".

Os preços, forma de pagamento e método de envio devem ser negociados entre os usuários. O "Odd Shoe Finder" afirma que não pretende cobrar pelo serviço.

"Com tantas pessoas comprando dois pares de sapatos, há, provavelmente, milhões de calçados sem pares, abandonados nos armários ou sendo até jogados fora. Também há milhões de pessoas que poderiam usar esses sapatos. O site é uma tentativa de fazer essas pessoas e esses sapatos se encontrarem", diz o texto na seção de perguntas e respostas do "Odd Shoe Finder".

Organização Nacional

O "Odd Shoe Finder" não é a primeira iniciativa nos Estados Unidos para facilitar a vida de quem precisa de calçados com numeração diferente. Em 1943 foi fundada a "National Odd Shoe Exchange", uma organização sem fins lucrativos que catalogava pessoas com pés de diferentes tamanhos para que elas pudessem conseguir os calçados específicos.

Criada por Ruth Rubin-Feldman, a "National Odd Shoe Exchange" procurava atender a pessoas que, atingidas pela pólio, tinham dificuldades em encontrar calçados apropriados. Com o número cada vez maior de veteranos voltando da guerra com pernas amputadas, a organização expandiu sua área de atuação e foi reconhecida pelo seu trabalho humanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário