sábado, 15 de dezembro de 2007

Site permite criar gratuitamente redes sociais personalizadas


Orkut, MySpace, Facebook e pelo menos mais 130 mil redes sociais estão na internet. Mas, se mesmo assim você ainda não encontrou um lugar para chamar de seu --ou quer privacidade e apenas conhecidos--, tente o Ning. É nele que estão tantas centenas de milhares de redes.


O site, com serviços gratuitos (mas mostrando propagandas), é um portal de redes sociais que podem ser criadas por qualquer um rapidamente --os menus estão em português.


O dono da rede decide, por exemplo, desde que campos estarão no perfil, como as perguntas e os tipos de resposta (múltipla escolha, texto pequeno etc.), até quem pode entrar em seu Orkut particular.


As redes são bastante personalizáveis. Além de ferramentas internas (colocar filmes, músicas e fotos), é possível utilizar widgets (caixinhas com mini-aplicativos para chat, joguinhos, RSS etc.) feitos por terceiros --do porte de Google, Microsoft e Digg.



Alterar a cara básica da página e adicionar ferramentas e conteúdo multimídia não é difícil.


As caixinhas com os lugares para cada item têm uma breve instrução de como fazer.


Alguns widgets mais populares estão pré-selecionados, com a descrição de sua função e como fazer para colocá-lo na página.


O Ning oferece ainda alguns serviços pagos. Um deles permite usar o serviço de manutenção de rede social em um domínio próprio.


Versatilidade


Um bom exemplo do que pode ser feito no Ning é a rede brasileira Papagallis. Ela é uma extensão do trabalho desenvolvido pela Papagallis, que organiza encontros comunitários presenciais para o terceiro setor e empresas, visando a interação de grupos. "O Ning é a ferramenta mais completa em personalização e versatilidade para continuar essas redes em ambientes virtuais", diz Luiz Algarra, diretor da empresa --que começou o desenvolvimento de outras comunidades no serviço. "Os participantes que tocam o conteúdo. As discussões são entre chefes e funcionários, sem hierarquia", diz Algarra.



"Usamos todos os tipos de ferramenta --Wordpress, Wiki, etc. No Ning, encontramos um ambiente verdadeiramente colaborativo. Os desenvolvedores do site respondem às discussões em meia hora. É impressionante", diz.


Segundo ele, a rede Papagallis acolhe os novatos no Ning, com dicas de como utilizar o site. "Nós começamos a falar do serviço dentro de nossa própria comunidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário