A Telefônica inicia em janeiro a oferta comercial da rede de fibra óptica que vai até a casa do cliente. Inicialmente, o serviço estará disponível para 40 mil domicílios dos Jardins e bairros vizinhos, onde se concentram pessoas com maior poder aquisitivo.
Porém, a meta é chegar ao fim de 2008 com 160 mil residências cabeadas na capital e outras 240 mil no interior de São Paulo, informou hoje o diretor-geral da concessionária, Stael Prata Filho. Em 2007, a operadora destinará R$ 123 milhões na ampliação da rede de fibra óptica aos clientes residenciais, cuja velocidade pode alcançar o pico de 100 megabytes por segundos (Mbps).
Neste ano, a empresa gastou mais de R$ 10 milhões para implantar a tecnologia no quadrilátero delimitado pelas avenidas 9 de Julho, Paulista/Dr. Arnaldo, Paulo VI, Teodoro Sampaio e Faria Lima. O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, espera vender 40 mil pontos de acesso até o fim do próximo ano. Em almoço com a imprensa, a diretoria havia dito que ainda não tinha um nome para o serviço, mas Valente, em seu discurso, tratou de batizá-lo de SuperSpeedy.
A Telefônica empregará esforços na venda combinada de serviços, tática que vem sendo amplamente defendida pelo dirigente como forma de atrair clientes. O pacote englobando serviços como banda larga de 30 Mbps, TV por assinatura (Telefônica TV Digital ou TV), assistência técnica, ligações locais ilimitadas e chamadas de longa distância no Estado de São Paulo terá um preço elevado: R$ 500 por mês. Segundo o assessor da presidência da Telefônica, Fernando Freitas, a empresa está negociando com a Vivo para incluir serviços de telefonia móvel no pacote.
A concessionária divide com a Portugal Telecom, em partes iguais, o controle desta que é a operadora de celular líder por participação de mercado. Em evento de fim de ano, Valente afirmou que espera da banda larga em 2008 desempenho tão bom quanto o verificado nos últimos calendários.
Ele disse que em dezembro 90% dos clientes da Telefônica passaram a acessar a internet com velocidade igual ou superior a 1 Mpbs. "Com 2 milhões de clientes, respondemos por 28% dos acessos de banda larga de todo o País", disse. O executivo informou também que a Telefônica está pondo em curso uma série de medidas internas para reduzir o número de reclamações dos clientes. "Trata-se de uma política de adaptação interna em que vamos ficar totalmente voltados para o cliente."
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