sábado, 5 de janeiro de 2008

O que é a Web 3.0 segundo Eric Schmidt


Ao ser questionado sobre a Web 3.0 o CEO da Google, Eric Schmidt, deixou algo bem claro aos jornalistas presentes na coletiva: A Web 2.0 é um termo de marketing, a Web 3.0 certamente é um termo inventado por algum de vocês. Depois da piada veio a aula na qual Eric Schmidt explicou o futuro da Web, sendo ela 2, 3, 4 ou 5.0.

Segundo Schmidt a nova Web está criando novas formas de construção e utilização de aplicativos nunca utilizadas pelo mercado da computação.

Na Web 3.0, não que esse seja o termo correto, a tendência é a criação de pequenas aplicações que possam ser utilizadas em vários dispositivos diferentes, PC, celular, PDA e outros. O maior diferencial dessa nova geração de aplicativos é a velocidade e a alta capacidade de customização.

Essa nova tendência também muda o pensamento em relação à distribuição, nessa geração Web 3.0, os aplicativos não serão comercializados e sim distribuídos de forma viral e gratuita, a partir de redes sociais e e-mail.

Schmidt finaliza sua explicação afirmando que essa nova geração é totalmente diferente das gerações passadas como a dos Mainframes ou da industria do PC, para o CEO da Google a nova Web será a maior industria já vista na história da computação pelo fato de ser gratuita, viral e funcionar em qualquer plataforma.

A seguir o vídeo com a explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário