sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Veja com os ouvidos


Sinestesia é um termo que ficou muito popular algumas décadas atrás quando a psicodelia nasceu. Tudo que as pessoas diziam sobre sentir cores, saborear sons e ver aromas resume o que é sinestesia: é “trocar” a função de seus sentidos.

Por muito tempo diziam que isso era coisa de hippies e pessoas que gostavam de ficar... pouco sóbrias, por assim dizer. Mas há algum tempo, o Discovery Channel fez um documentário sobre pessoas com habilidades especiais, uma das quais era uma mulher sinestésica.

Os designers britânicos Peter Marigold e Beta Tank, então, se aproveitaram da idéia de trocar os sentidos e criaram uma cadeira que recebe e interpreta sinais de cabos de vídeo (como os usados em TVs, DVDs e videogames) e os transforma em vibrações.

Elas são emitidas pelo encosto de uma cadeira, e quando em contato com a pele de uma pessoa fazem com que o cérebro as interprete como imagens em movimento.

Chamada Mind Chair, ela usa uma tecnologia desenvolvida em 1960 por Paul Bach-y-Rita, que divide a imagem em figuras pixeladas que são convertidas em sons localizados em alguns pontos.

A cadeira será exposta no MOMA(Museum of Modern Art) de Nova York em uma exposição chamada Design and the Elastic Mind.

Nenhum comentário:

Postar um comentário