sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Você pode ser um William Bonner


Atualmente, fazer programas de TV online ao vivo é bastante simples. Basta ter uma boa webcam ou mini-dv e usar sites gratuitos de live broadcasting.

Um dos melhores no mercado é o Ustream. Ele oferece toda a estrutura para gerenciar a transmissão, do sistema de streaming até um poderoso aplicativo de chats, para que o produtor possa interagir ao vivo com quem estiver assistindo. A programação é convertida automaticamente para o formato flash vídeo e pode ser inserida em blogs ou sites, apenas copiando e colando um código, no melhor estilo YouTube. Seu canal pode ser público ou protegido por senhas. Nos nossos testes, não apenas a qualidade de vídeo ficou excelente (para os padrões desse tipo de streaming), como a transmissão foi bastante estável, com baixo nível de atraso e de interrupções para carregar os dados.

Já o Mogulus oferece um ambiente bastante parecido com o do Ustream, mas com algumas vantagens. Na interface do programa, é possível pesquisar vídeos disponíveis na web e inseri-los na sua programação em tempo real. Como num telejornal, no qual um apresentador chama ao vivo matérias pré-gravadas. Você ainda pode criar newsletters do show, dividir o trabalho em múltiplos produtores e incluir legendas e gráficos. Mas a ferramenta tem problemas relativamente graves: é bem menos estável e mais lenta do que o Ustream, além de inserir um comercial de 10 a 15 segundos a cada 8 minutos de programa - caso eles encontrem anunciantes para o tema do seu show.

De qualquer forma, à medida em que a banda larga vai ficando realmente larga (no Brasil, mereceria no máximo o nome de "esgarçadinha"), os programas de vídeo ao vivo vão ganhando cada vez mais importância. Não será de se espantar se, em alguns anos, levar uma boa fatia do interesse que se dispensa para os blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário