segunda-feira, 7 de abril de 2008

Smart ForTwo vai mal em crash-test


A primeira bateria de testes de colisão do smart ForTwo, realizada pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, ou “Administração Nacional da Segurança do Tráfego em Estradas”, em inglês), não condiz com a imagem positiva e com o sucesso de mercado na Europa: a segurança do carro, diferentemente de sua dirigibilidade na cidade e de sua economia de combustível, não é um ponto forte.



Num impacto frontal, a nota para a proteção oferecida ao motorista foi quatro estrelas, de cinco possíveis. O problema é a segurança do passageiro: três estrelas em cinco, equivalente a até 35% de riscos de lesões sérias. O teste é feito considerando uma colisão contra um veículo de dimensões similares, o que só agrava a situação – praticamente tudo na estrada é mais pesado que um smart ForTwo (que pesa apenas 750 kg), logo, qualquer acidente teria conseqüências mais graves que na avaliação.

Graças ao entreeixos curto e à bitola estreita, aliados ao centro de gravidade alto, o ForTwo também foi considerado bastante suscetível a capotar em um acidente: três estrelas, a mesma nota obtida por SUVs e caminhões altos.

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