quarta-feira, 11 de junho de 2008

HIV e aids


Bah meu, resolvi fazer este post sobre a aids porque me faz ficar pensativo quando chegam ao blog procurando por fotos de aids, o que uma pessoa que chega com uma busca destas acha que irá encontrar?

Vamos começar do começo crianças:

O que é aids?

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano apelo HIV, sigla que vêm do inglês e significa "Human Immonodeficiency Virus", em português "Virus da Imunodeficiência Humana". A sigla AIDS também vêm do inglês, "Acquired Immune Deficiency Syndrome" (Sindrome da Imonodeficiência Adquirida).
Só pelo nome já é possível pelo menos entender o que a sindrome da imunodeficiência adquirida causa no organismo, o HIV ao infectar o organismo humano destrói os linfócitos, que são as células responsáveis pela defesa de nosso organimos, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas.
Se fossemos ilustrar este processo, imagine que os linfócitos é a policia, o corpo humano é a cidade, as doenças os bandidos e o HIV um serial killer matador de policia.
- O serial killer (HIV) vai matando os policiais (linfócitos)
- Com menos policiais (linfósitos) os bandidos (doenças) não são combatidos e cometem mais crimes cidade
- Os bandidos (doenças) deixam a cidade (corpo humano) um caos podendo até ser declarado o estado de sitio (a morte).

Bah eu sou horrivel para explicar as coisas mas sem historinha é o seguinte.
- Os linfócitos combatem as doenças
- O HIV destrói os linfócitos
- Com menos linfócitos as doenças não são combatidas podendo levar à morte.

Medicamentos

Hoje ainda não há uma medicação para curar a aids, mas os portadores do virus com uma série de drogas que são usadas em conjunto para tentar controlar os sintomas da infecção e evitar a multiplicação do HIV, é popularmente conhecido como coquitel anti-hiv.
Normalmente composto por três drogas anti-retrovirais, elas são bastante eficazes para a maioria das pessoas. Agem diminuindo a carga viral, aumentam a imunidade ou simplismente permitem que o cidadão viva mais tempo e prossiga com as coisas que tem vontade de fazer.

Formas de contagio

São várias as formas de contágio, o HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e também pelo leite materno.
• No caso do sexo, não há formas milagrosas de se proteger da aids, seja sexo oral, anal ou vaginal, somente com o uso da camisinha ela pode ser evitada. É recomendavel o uso até mesmo em pessoas que tem parceiros fixos, pois há casos de pessoas que se contaminam muitas vezes devido a infidelidade do outro parceiro que mantem relações extra-conjugal.
• Uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa.
• Transfusão de sangue com sangue contaminado.
• No caso de mães portadoras do HIV, o contagio do filho pode ser realizado mesmo durante a gravidez, na hora do parto ou ainda na alimentação da criança.
• Ou ainda em instrumentos que furam ou cortam que não foram esterelizados.

Como previnir?


No caso de contaminação sexual a única forma segura de se proteger contra o HIV é com o uso da camisinha, diversos testes já foram realizados e a eficacia estmada em 90-95% na prevenção da transmição do HIV além de outras doenças sexualmente transmissiveis.
Em outras formas de contágio também só depende do individuo para se proteger, não compartilhar de seringas nem agulhas, até porque são todas descartáveis e baratas.
Para as gravidas soropositivas, logo que percebam a gestação iniciar o pré-natal, usar a terapia retro-viral segundo as orientações do médico, realivar exames de avaliação de imunidade e da quantidade de virus dentre outras precauções para preservar a saúde da criança.

Teste de aids

Em qualquer unidade básica de saúde, em Centros de Testagense Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Nos CTA o teste ant-HIV pode ser feito de forma gratuita e anonima.
O exame é feito à partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente e são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtor registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Sites

http://www.aids.gov.br
http://www.agenciaaids.com.br
http://www.aidsbrasil.com
http://www.aids.org.br
http://www.abcdaids.com.br

Há alguns anos quando recebia o diagnóstico de aids era quase como se recebesse uma sentença de morte, mas hoje em dia com todos os estudos e medicamentos é possivel ter uma sobrevida por um longo periodo sem apresentar nenhum sintoma ou sinal.
Ah sei lá eu estou cansado e com sono, mas deve ter dado pra entender, encerro com uma frase de Renato Russo durante a gravação do Acustivo MTV, ele que morreu portador do virus HIV.
"Podem fazer de tudo com tanto que seja com camisinha!"
Eu acho que ele sabia o que estava dizendo né?

7 comentários:

  1. Rapaz....
    eu jah sabia como o HIV funciona e tudo mais...
    mas essa é a melhor explicação que eu já vi
    o lance de policia e ladrão...
    meus parabéns
    espero que vc faça mais textos explicativos enquanto esitver com sono... =D


    []\'s

    ResponderExcluir
  2. Ola tude bem?
    Então eu sou o dono do blog Cogumelo Louco
    e vim aki pedir um favor,
    eu mudei o link do meu Dominio e queria pedir pra você mudar o link para
    Titulo: Cogumelo Louco
    link: http://www.cogumelolouco.com

    Flw =D

    ResponderExcluir
  3. [b]Fabiano[/b]:
    Bah obrigado *-*
    O lance de policia e ladrão foi um treco louco que vei na cabeça kkkk
    Nós dois esperamos então, eu sempre estou com sono mas nem sempre escrevo com ele kkk
    Agora que vimos que funciona tentarei mais vezes
    Abraços

    [b]Harinson[/b]:
    Está mudado :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. kkkk
    nem é cabeça nada :)
    ele andava meio pornografico daí eu to tentando disfarçar com conteudos 'normais' para poder falar de mulheres de novo depois kkkkkk

    =*

    ResponderExcluir
  5. Ótima explicação, é sempre bom fazer post básicos assim, a faixa etária dos internautas é cada vez menor.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Bah, obrigado Zeca :D

    Além de hoje em dia a faixa etaria ser cada vez menor, o interesse pelo sexo está cada vez mais precoce também kkk

    Como no caso da leitora 'Florzinha' do post 'Mensagens dos Visitantes' em que ela com 15 anos queria saber algumas coisas sobre o sexo anal, porque ela gostaria de fazer kkkkk

    :D

    Abraços

    ResponderExcluir