terça-feira, 1 de julho de 2008

Adaptação do template


Update: grande parte deste post é besteira inclusive a parte do comentário (minha preguiça não me fez ver que é possivel SIM usar este novo recurso no modelo antigo, então modelo novo VSF!!!) , mas a parte do spam eu acho que é verdade, vamos ver né :)

Bah, eu nunca achei que o modelo antigo do blog*spot perdesse em muito quando comparado com o modelo novo, certo que com o modelo novo você tem algumas vantagens, mas ao meu ver, vantagens estás que o modelo antigo superava por sua simplicidade.
Até o momento vivo maravilhosamente bem com o modelo antigo, até porque como o layout foi feito por mim com HTML, CSS e JavaScript, na hora de adaptar para usa-lo no blog*spot no modelo antigo eu faço em menos de uma hora, já no modelo novo eu tenho que pensar. E como não é segredo para ninguém que eu não gosto de pensar muito nunca me dei ao trabalho de adaptar um layout para que funcione corretamente no modelo novo.
Mas agora me vejo obrigado a migrar para o modelo novo, por alguns motivos:

• Widget de exibir feeds no HTML
• Não ter uma DIV com o atributo 'CLEAR' definido como 'BOTH' antes do texto do post
• Exibir todos os marcadores de postagens e o número de posts em cada um deles
• Link para ir para as postagens mais antigas ou para as mais recentes
• {Espaço para adicionar algum motivo caso eu lembre mais tarde}

E agora o que me fez criar coragem mesmo para pelo menos tentar migrar de um modelo para outro

• Permitir que o usuário comente sem ter que abandonar a página

Talvez nem sejam motivos tão fortes e agora que eu fui escrever sobre 'permitir que o usuário comente sem ter que abandonar a página' me lembrou de quando eu adicionei no footer do blog o formulário de contato sem o sistema 'anti-spam' (do Paraguai por sinal) vinha uma enxurrada de mensagens sobre sexo e viagras.
O que me obrigaria a habilitar o captcha ou a moderação dos comentários, coisas que eu sempre odiei.
Agora já mudei de opinião, talvez eu faça só pelo desafio de fazer já que:

Widget de exibir feeds no HTML

Se o feed for do próprio dominio, eu posso fazer como faço no caso dos posts relacionados.


Usar ajax e exibi-los normalmente o que é até melhor porque não preciso me limitar a exibir somente os primeiros 5 itens do feed.
Já no caso de feeds de outros dominios, o que eu gostaria de fazer é pegar o feed do google.com/blogsearch e exibir os ultimos 5 blogs que linkaram o Canal 69 daí eu precisaria fazer um script externo em PHP por exemplo, para ler o feed e exibi-lo no blog através de um script em JavaScript o que já seria ruim.

Não ter uma DIV com o atributo 'CLEAR'...

Bah eu consigo suportar a presença desta DIV ali, ela já não me encomoda como já encomodou um dia eu só gostaria que ela não estivesse ali para que eu pudesse exibir o anuncio do Google Adsense alinhado a esquerda ou a direita 'dentro' do post, como faço com as imagens.


Mas como eu mesmo já disse, eu já faço isso com a imagem até porque eu sempre tive ela como impecilho e talvez se eu fosse colocar em prática essa vontade os posts antigos ficassem meio que 'bagunçados' (ou não, e quem liga?).

Exibir todos os marcadores de postagens

É, isso eu não sei como resolver, mas como eu já disse não gosto muito de trabalho e como por algum tempo eu era viciado em marcadores em cada post eu tentava criar um marcador novo imaginando que um dia ele pudesse ser usado como 'categoria', mas não foi uma boa ideia porque hoje tem 237 marcadores, se eu fosse realmente querer exibi-los, eu teria que 'apagar' vários e isso daria algum trabalho para mim.

Link para ir para as postagens mais antigas

Seria bom para melhorar a navegabilidade do blog, eu já pensei em fazer com ajax aproveitando o feed do blog e os parâmetros start-index e o max-results mas ficaria bem porco e então eu resolvi não esquentar muito para isso.

Permitir que o usuário comente sem ter que abandonar a página

Eu fiz um formulário para que o visitante comentasse sem abandonar a página antes que o Blogger disponibilizasse esse recurso.


Apesar de eu usar um script externo (escrito por mim) para fazer de fato a postagem, me supriu a necessidade de facilitar o comentário para os visitantes que não são acostumados a comentar no blog*spot e para os mais preguiços, já que ao ver uma textarea é meio que intuitivo você escrever algo.
A idéia de usar uma função nativa para fazer o mesmo, me agradou muito, até porque eu não pago a hospedagem do meu dominio massadd.net (Deus salve o Evandro!) eu não sei até quando ele vai ficar lá sem pagar e uma hora ou outra ou eu vou ter que hospedar o script em outro lugar ou vou ter que me render ao modelo novo, o que me faz ficar pensativo realmente é o fato do captcha ser uma coisa absurdamente chata mas necessária.

Não tentem entender o porque deste post, eu também não entendi porque eu escrevi.
Acho que ele seria mais ou menos a mesma coisa quando uma pessoa fala sozinha, só que menos louca, já que eu não falo sozinho mas escrevo para mim mesmo pois fica mais claro para entender, assim como este post, se bem que não me ajudou muito pois ainda estou com duvidas se mudou ou não mas como já disse vou tentar fazer como um desafio e se eu gostar eu mudo se não gostar continua como está.

5 comentários:

  1. LoL
    a parada do widget pra comentar no post poderia ter sido feito com uma iframe no HTML :D

    Mas fala sério, já não basta o Orkut, agora vem o Blogger me xupetar xD

    Lembra daquele script que eu fiz pra adicionar o formulário no final do post? =D

    ResponderExcluir
  2. hauhausuash
    lembro sim LoL
    ideias boas são chupetadas :)
    devia ganhar uns trocados por ter tido a ideia kkk

    não sei como o blogger não fez isso a bastante tempo atrás
    eu sempre senti falta disto
    facilita pakas o comentário

    apesar de eu não ter gostado do 'Comentar como'
    poderia ser um jeito bem mais simples
    similar ao do Wordpress mesmo kkk

    ResponderExcluir