terça-feira, 14 de outubro de 2008

APCM e sua "luta" contra a pirataria



A APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) está travando uma guerra com a comunidade "Discografias", que diga-se de passagem é a comunidade mais organizada e com um proposito que eu já vi no Orkut.
Não que eu seja a favor e nem esteja fazendo apologia a pirataria, mas vejo muito menos mal (apesar de ser bem parecido) fazer download de uma música sem pagar direitos autorais do que comprar um CD pirata em uma barraca, podem dizer que é a mesma coisa mas ao meu ver não é.
O download de músicas na internet não visam lucros, pelo menos não diretamente, apesar de ter formas de se rentabilizar com isso, mas muitos fazem por prazer mesmo, já a venda de CDs piratas visam somente o lucro.
Ok, não é tão diferente. Eu moro em São José dos Campos e desde que me conheço por gente e existe CD lembro de dezenas de barracas de camelôs no centro da cidade e NUNCA vi uma represália aos camelôs. É tão fácil chegar com um mandato e apreender tudo, se fugirem volta no outro dia até que se acabem. Pode parecer radical, mas se é algo tão errado assim devia ser tomado alguma providência mais ardua.
Acho justo que um músico receba por seu trabalho, mas será que um album com apenas 12 músicas vale R$ 40 do meu dinheirinho suado?
Escrevi um post sobre o lançamento do novo CD d'O Teatro Mágico a algum tempo, a banda em uma parceria com o site Trama Virtual ao lançar seu segundo CD, disponibilizou todas as músicas para download.
Para quem não sabe o site Trama Virtual oferece um espaço para que bandas independentes mostrem seu trabalho e disponibilizem suas músicas para downloads REMUNERADOS, claro que não é pago um valor justo por cada música, mas o projeto é bom e se mais pessoas o apoiassem os patrocinadores aumentariam e assim o valor por música fosse aumentando com o tempo. Em menos de 1 mês foi feito mais de 500.000 downloads, supondo que foi pago 5 centavos por música já é R$ 25.000, não é muito mas é melhor 25 mil no bolso do músico do que 1 milhão no bolso dos camelôs.
Organizações como estas não são tão eficazes em seu trabalho, então para poder fingir que estão fazendo algo que aos olhos de quem não entende parece um grande trabalho e dizem com orgulho que só no primeiro semestre já retiraram do ar 118.750 links de filmes e músicas, 22.113 blogs e 20.332 arquivos P2P.
Pra quem tem uma minima noção do que é a internet, sabe que 100 mil links, 20 mil blogs e 20 mil arquivos de peer-to-perr não são nada, com certeza em menos de 1 dia foi criado o dobro do que eles demoraram 1 semestre para "destruir". São somente números que eles tem que apresentar, pra justificar o porque eles recebem um salário.
Suponhamos que se eles conseguissem uma ordem para que o Orkut delete a comunidade "Discografias", não dou 1 hora para que apareça 20 novas voltando a organizar links de CDs completos e músicas avulsas que estão aí jogados pela internet.
Atitudes como estas são pura ignorância, nunca vão conseguir extinguir o compartilhamento de músicas na internet, pessoas realmente inteligentes procurariam formas de se aliar a ela e fazer com que os músicos recebam quantias dignas por seu trabalho.

Bah que texto non-sense e grande.
Guri revoltado este.
E se disserem que estou fazendo apologia a pirataria, vão pro inferno!

7 comentários:

  1. É algo parecido com o que aconteceu com o Napster (há uns 8 anos) que foi o primeiro programa para compartilhamento de músicas.

    Não vejo sentido. As músicas estavam disponíveis em vários sites espalhados pela internet. O problema era que poucos nerds tinham saco para rodar os sites procurando as músicas que queriam. Um cara teve a idéia de que todos poderiam compartilhar as músicas já baixadas, que foram encontradas na própria internet, mas, uma mulher retardada e a banda Metálica não gostaram da idéia e resolveram foder o cara.

    O mesmo acontece na Discografias. Porra, a exclusão da comunidade vai impedir o download de músicas? Eu vejo a comunidade apenas como um facilitador, um local onde as pessoas podem informar aos interessados onde eles podem encontrar o que quer.

    Se um matador de aluguel coloca um anúncio seu nos classificados de um jornal. Quem é o responsável? LoL

    Manda essa APCM pra puta que pariu.

    ResponderExcluir
  2. Igor mto obrigado por alterar o link do banner do NoticiAki

    mais uma vez desculpe-me pelo incomodo ...

    abração

    Tiago Souza - NoticiAki
    http://www.noticiaki.com

    ResponderExcluir
  3. Duda Linda Lima,
    em nenhum momento eu disse que sou a favor da pirataria
    eu só disse que deviam ser tomadas atitudes que verdadeiramente combateria a pirataria e uma forma inteligente de músicos conseguirem receber valores dignos por seu trabalho, aliando-se a internet
    já que combatendo como eles acham que estão fazendo, não dá e nunca dará nenhum resultado

    Rodrigo,
    é exatamente o que eu penso
    a comunidade nada mais é do que apenas um acervo de links
    o conteúdo ilegal se quer está na comunidade, a condução está lá (links)
    continuando a usar o seu exemplo de matador de aluguel
    se o matador pegasse um onibus e chegasse até o lugar onde ele fosse assassinar a vitima
    que culpa tem a empresa dona do onibus por ter levado ele até o local do crime?
    se eles colocassem a culpa na loja de armas, ou na fabricante era até de se entender

    auhshuahshua
    APCM chega a ser comica :)
    será que eles tem um emprego lá pra mim?
    eu vou ficar procurando na net as 8 horas de trabalho denunciando sites
    e fingir que isso é importante
    se pah posso até ficar com o msn e orkut aberto
    dizendo que estou pesquisando fontes de conteudos ilegais kkkk

    NoticiAki,
    não foi encomodo algum

    ResponderExcluir
  4. Mas o fato é que headphones de fato podem atrapalhar em alguns momentos :/

    ResponderExcluir
  5. Q imagem linda! :P tem a original?sem a assinaura do site..se tive posta ai.. ou no patinho fred :P vlw
    FUI..!

    ResponderExcluir
  6. RodLac,
    sim as vezes atrapalha bastante
    sauhsahusahusahuasuhasuhsahusa

    Crazzy,
    A original sem frase nem assinatura :)
    http://i499.photobucket.com/albums/rr355/igorthiago/i_love_music_by_nodate.jpg

    ResponderExcluir