segunda-feira, 15 de junho de 2009

ENEM 2009 - Inscrições abertas


gabaritos, inscrições, datas e provas do enemDe hoje, dia 15 de junho até o dia 17 de julho estarão sendo realizadas as inscrições para o ENEM 2009.
As médias do ENEM poderão e serão usadas no processo seletivo de diversas instituições federais, privadas e cursos profissionalizantes pós-médios.
Em meio a tanta discução sobre as mudanças da forma que a prova será aplicada e como serão usados os resultados para que os estudantes ingressem em um curso superior, as coisas que mais importam são as seguintes:

Inscrições do ENEM
As inscrições serão feitas exclusivamentes via Internet no site do ENEM no portal do INEP, pelo endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao.

Taxa
A taxa para os pagantes será de R$ 35, que deverá ser paga atravez de um boleto que será emitido no próprio site e pago em qualquer agência bancária.

Insenção
Serão isentos da taxa de inscrição os estudantes que estão matriculados em instituições públicas de ensino.
Se não encaixarem nesse quesito, ainda há a opção de solicitar a isenção caso se encaixe nos critérios do Decreto nº 6.135, de 26 de julho de 2007.

Local da Prova do ENEM 2009
O local da ENEM em sua cidade será informado após a inscrição, quando na residência informada chegar o manual do ENEM já contendo todas as informações necessárias para o desempenho da prova.

A prova
Será um exame de 4 provas contendo 45 questões de múltipla escolha cada uma delas.
Já a redação deverá ser estruturada na forma de texto e prosa, do tipo dessertativo-argumentativo, a partir de um tema que pode ser de ordem social, científica, cultural ou política.

As provas do ENEM 2009 serão aplicadas em 1619 municípios nos dias 03 e 04 de outubro.
Sendo o dia 03, a Prova I de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
E o dia 04, a Prova II de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

O inscrito terá 55 minutos à partir das 12 horas do horário oficial do Brasil para adentrar aos portões e as provas terão ínicio 5 minutos após o fechamento, sendo 13 horas o ínicio oficial em todo o território nacional.

Faça já a sua inscrição do ENEM 2009, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário