sábado, 14 de agosto de 2010

Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial


Estou fazendo esta lista, mais para uso pessoal do que para dizer "Olha que legal estes filmes", são filmes sobre a 2ª Guerra Mundial que eu vi os nomes jogados internet à fora e me deu vontade de assistir.
A lista, com sinopse e link para compra no Submarino segue abaixo:

O Resgate do Soldado Ryan

filme O Resgate do Soldado Ryan

Descrição:
Aclamado tanto pela crítica quanto pelo público, O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg é uma inesquecível realização cinematográfica que teve profundo e duradouro impacto em todo o mundo.
O Resgate do Soldado Ryan foi o filme americano de maior bilheteria de 1998. Através dos olhos de um batalhão de soldados americanos, o filme começa com a histórica invasão do Dia D, na Segunda Guerra Mundial, e depois segue além da praia, conforme os homens embarcam em uma perigosa missão especial.
O Capitão John Miller (Tom Hanks) deve levar seus homens atrás das frentes inimigas para encontrar o soldado James Ryan, que teve seus três irmãos mortos em combate. Enfrentando impossíveis obstáculos, os homens questionam suas ordens. Por que oito homens estão arriscando suas vidas para salvar apenas um? Cercados pela brutal realidade da guerra, cada homem procura sua própria resposta - e a força para triunfar em relação a um futuro incerto com honra, decência e coragem.

Império do Sol

filme Império do Sol


Descrição
Outro filme do Spielberg, de 1987, relata a história de um garoto inglês de onze anos de idade, que vive na cidade chinesa de Xangai com a sua família na aparente segurança do bairro diplomático. Com a invasão da China pelo Japão, em plena Segunda Guerra Mundial, no meio da confusão da multidão em fuga ele separa-se dos pais e acaba por ir parar a um campo de concentração japonês onde, para sobreviver, se vê obrigado a desenvolver uma série de artimanhas que vão das transações num improvisado mercado negro de alimentos e objectos pessoais à mediação de conflitos com os soldados japoneses. Ao lado do campo de prisioneiros ocidentais existe uma pista de onde descolam "zeros" para as missões suicidas. Quando os aliados bombardeiam o aérodromo militar os guardas do campo vingam-se nos prisioneiros partindo os vidros das camaratas. Quando os japoneses se preparam para atacar os doentes da enfermaria o médico interpõe-se arriscando a própria vida que é salva pela intervenção do miúdo. A derrota do Japão aproxima-se, o campo é evacuado e os prisioneiros levados para Norte onde se pensa existirem alimentos. No caminho a mulher que protegeu o rapaz morre no momento em que se avista o clarão das explosões de Hiroshima e Nagasaki.

Box: A Conquista da Honra + Cartas de Iwo Jima

Filme A Conquista da Honra


A Conquista da Honra
Na linha de frente da guerra, não há tempo para o medo. Para 70.000 fuzileiros navais que lutaram em meio às explosões de bombas e aos tiros japoneses, a sangrenta batalha por Iwo Jima foi muito mais do que o ponto de virada para os aliados na Segunda Guerra Mundial; foi também o momento que definiu suas vidas. Neste épico, ao qual o The New York Times chama de "um espetáculo avassalador", Clint Eastwood (ator e diretor vencedor de Oscar®) vasculha a única e maior de todas as verdades emocionais da arte da guerra: soldados podem lutar por seus países, mas eles morrem por seus amigos. Agraciado por críticas como "um filme de incrível poder e provocativo, um fantástico feito" (Peter Travers, Rolling Stone), A Conquista da Honra (indicado ao Oscar® de Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som) é uma poderosa história de heroísmo e bravura que merece ser compartilhada e lembrada.



Filme Cartas de Iwo Jima


Cartas de Iwo Jima
Do diretor Clint Eastwood (vencedor de Oscar®) chega a nunca antes contada história dos soldados japoneses que defenderam seu país contra as forças invasoras americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Pouco municiado mas dono de uma vontade inabalável, capaz de suportar até mesmo a inóspita ilha vulcânica de Iwo Jima, as táticas sem precedentes adotadas pelo General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe, de O Último Samurai) e por seus homens, transformaram o que previa-se ser uma rápida derrota em uma encarniçada batalha de 40 dias de duração, marcados por combates heróicos. O sacrifício desses homens, seus conflitos, sua coragem e compaixão compõem esse tenso e cativante filme, que a revista Rolling Stone chama de "único e inesquecível."

Círculo de Fogo

Filme Círculo de Fogo


Descrição:
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando os soldados de Hitler tentavam invadir uma das últimas cidades da Rússia que ainda resistia (Stalingrado). Historicamente falando, essa foi a primeira grande derrota da Alemanha na guerra, onde mesmo com todo o seu poderio bélico não conseguiu invadir a cidade. Essa passagem histórica serve como ambiente para contar quem foi Vassili Zaitsev, um exígimo sniper, herói russo que serviu como símbolo de estímulo para as tropas russas não desistirem da luta. Para tentar impedir esse crescimento avassalador de Zaitsev, a Alemanha envia o Major König para eliminar o atirador russo.

Tora! Tora! Tora!

Filme Tora Tora Tora


Descrição:
Tora! Tora! Tora! é o grito de guerra japonês para o ataque - e o filme recria meticulosamente o bombardeio a Pearl Harbor e os acontecimentos que o antecederam. As cenas de abertura contrastam as posições americana e japonesa. Os imperialistas japoneses decidem preparar o ataque. O alto escalão militar americano ignora a possibilidade. Mensagens japonesas interceptadas avisam sobre o ataque iminente - mas nunca chegam à mesa de Franklyn Delano Roosevelt. Alertas de radar são desconsiderados. Até mesmo a apreensão antes do ataque de um submarino japonês em Pearl Harbor fica fora dos relatórios. Por fim, chega o Dia da Infâmia. É a reconstrução mais espantosa do dia negro da América - e de algumas de suas melhores horas.

Operação Valquíria - A Saga de um Herói

Filme Operação Walkíria


Descrição:
2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

Defiance

Filme Defiance


Descrição:
Baseado em fatos reais, com Daniel Craig encabeçando o elenco, este filme conta a história dos irmãos Bielski, o maior caso de judeus resistindo e salvando outros judeus na Segunda Guerra Mundial.
Em 1941, o avanço implacável de Hitler custa a vida a milhões de judeus no leste europeu. Para três homens, esta tragédia marca o início de uma guerra dentro da guerra.
Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael Bielski (Jamie Bell) são os três irmãos judeus que vivem na Polônia ocupada pelos nazistas. Quando sua aldeia é invadida, os irmãos Bielski refugiam-se na floresta que conhecem desde crianças.
Eles decidem enfrentar o inimigo e partem em direção à floresta na Bielo-Rússia. Começam por tentar sobreviver, mas a sua história é conhecida e vêm juntar-se a eles homens e mulheres, jovens e velhos, dispostos a tudo para permanecerem livres e vivos.Lá, os irmãos Bielski unem-se à resistência soviética e fundam uma vila para proteger 1.200 judeus.

A Queda! As Últimas Horas de Hitler

Filme A Queda! As Últimas Horas de Hitler


Descrição:
No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.
Em abril de 1945 os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. No bunker instalado no subterrâneo da capital - uma caixa de cimento a prova de qualquer bomba - Hitler e seus principais assessores planejam ações militares para eliminar o inimigo, mesmo sabendo que a derrota está próxima.
O Führer está assustado, Eva Braun, sua namorada e depois esposa mantém a moral em alta dançando e cantando com os oficiais. Goebbels e sua mulher trazem os seis filhos para o bunker na esperança de um milagre. O 3º Reich está com as horas contadas. A Queda! As Últimas Horas de Hitler é baseado nos relatos de Traudl Junge, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.

Cansei, existem centenas, milhares, muitos filmes sobre a Segunda Guerra mundial. Como seu disse no começo, só fiz o post para listar os que eu quero assistir e não me perder em meio a todos os filmes sobre a 2º Guerra.

Mas se alguém tiver interesse em ver mais títulos, tem o site Oriza Martins que não entende NADA de design, mas tem muito material sobre a guerra e também o blog Cinema e Segunda Guerra com um acervo bem legal também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário