sexta-feira, 30 de março de 2007

Dell lança laptop sem sistema operacional


A Dell anunciou nesta sexta-feira (30/03) seu primeiro notebook sem sistema operacional instalado, o Latitude D520n, da linha nSeries. Segundo a empresa, o objetivo é atende a clientes que têm a necessidade de utilizar outros sistemas em suas máquinas, como Linux, Mac OS e Unix.

O portátil, que pesa 2,2 quilos, vem com processador Intel Celeron M430, tela LCD de 15 polegadas, 512MB de memória RAM, disco rígido de 60GB e tem 1 ano de garantia.

Junto dele, vem um CD com o FreeDOS — sistema operacional de código aberto variante do MS-DOS e distribuído de acordo com o GNU (General Public License) que não vem instalado em fábrica.

Em relação ao hardware, aos periféricos e à BIOS, o equipamento é idêntico aos outros portáteis da empresa.

O preço sugerido do Latitude D520n é de 2.599 reais, bem semelhante Latitude D520, cuja configuração é a mesma e custa 2957 reais.

Segundo Fernanda Baggio, gerente de produtos da Dell, isso ocorre porque a empresa possui um acordo Global com Microsoft que permite entregar ao cliente máquinas com o sistema operacional pré-instalado na fábrica a um preço menor do que quando se compra o software separadamente.

Desta forma, o nSeries é uma alternativa para clientes que não desejam ter o Windows instalado em seus equipamentos.

Outros concorrentes, como Itautec, Novadata e HP dizem não dispor deste tipo de notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário