segunda-feira, 30 de abril de 2007

Empresa promete SIM card com sistema GPS embutido


Mesmo depois de muitos terem decretado o fim do ciclo tecnológico dos módulos de identificação do assinante, os famosos chips SIM utilizados nos telemóveis do tipo GSM, uma companhia preferiu acreditar no contrário e anunciou que está¡ desenvolvendo um novo tipo de chip que vai trazer dentro de si um sistema completo de GPS (Global Posiotioning System). Entenda-se isso como um micro-equipamento que inclui antena e que será¡ implantado dentro do espaço fasico de um SIM card.

Essa foi a proposta feita Blue Sky Positioning durante o SIMposium 2007, evento organizado pela SIMalliance em Berlim, capital da Alemanha. De acordo com o site The Register, o chip se chama A-GPS e vai utilizar parte da banda do sistema de SMS para receber se conectar ao sistema de satéites de geoposicionamento que orbitam o planeta.

Risto Savolainen, CEO da Blue Sky, disse o maior desafio será¡ fazer com que o micro GPS funcione a contento mesmo estando "ensanduichado" entre os circuitos do telefone e a bateria. "Além disso, vamos ter que trabalhar (por conta do padrão GSM) com uma corrente eletrica de 6 miliampéres", revelou. Savolainen afirmou que já¡ produziu alguns protótipos e espera que até julho deste ano sejam lançaados celulares com o recurso.

Fonte : Revista Connect

Nenhum comentário:

Postar um comentário