domingo, 1 de abril de 2007

Novo código de barras pode ser lido por celular


Uma nova tecnologia, já em uso em alguns países da Ásia mas ainda em desenvolvimento nos Estados Unidos, permite que informações contidas em um código de barras sejam "decifradas" por um celular com câmera e um programa especial, informou o site do jornal The New York Times.

A tecnologia também poderá ser usada para muitas coisas, como compra de bilhetes aéreos. Ainda com o celular, pode ser possível verificar preço de produtos ou, por exemplo, saber o número de quartos e banheiros de uma casa que esteja à venda.

Especialistas dizem que a tecnologia de celulares está caminhando nessa direção. No Japão, clientes do McDonald's já podem apontar o celular para a embalagem do lanche e obter a informação nutricional do produto.

O que faz com que esses celulares se "comuniquem" com diversos objetos é um novo modelo de código de barra, formado por mosaicos com desenhos pretos e brancos que podem armazenar mais informações que os códigos tradicionais. A câmera do celular funciona como um scanner que decifra o código e a informação aparece na tela do aparelho.

Fonte : Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário