sábado, 26 de maio de 2007

Celular pode 'apagar' chave digital de carro


Se mantidos perto, chamadas telefônicas podem apagar código eletrônico da chave.
Motorista ficaria sem poder abrir portas e ligar o veículo.


A unidade norte-americana da montadora Nissan tem feito um alerta a seus consumidores: colocar a chave eletrônica do carro muito perto do celular pode deixar o dono do veículo a pé.

A montadora está pedindo aos donos de novos modelos de dois de seus sedãs para manterem a chave de seus carros pelo menos 2,54 cm distante de seus celulares para evitar que os dispositivos fiquem inoperantes.

Celulares mantidos muito próximos das I-Keys da Nissan -- chaves eletrônicas criadas para permitir que motoristas entrem e dêem partida em seus carros com o pressionar de um botão -- podem apagar o código digital das chaves, impedindo a abertura de portas e ignição.

O problema tem ocorrido nas versões 2007 dos sedãs Altima e Infiniti G35, dois dos modelos mais vendidos da montadora, informou a Nissan. "Descobrimos que se a I-Key toca um celular, as chamadas têm potencial de alterar o código eletrônico da I-Key", informou o porta-voz da Nissan, Kyle Bazemore. "O carro não liga e a I-Key não pode ser reprogramada", acrescentou.

O problema tem ocorrido em uma "porcentagem muito pequena" dos carros vendidos, disse Bazemore. Ele também informou que uma nova versão da chave eletrônica será disponibilizada este ano.

Bazemore afirmou ainda que os atuais proprietários de veículos que podem ser atingidos pela falha estão sendo notificados por e-mail e que poderão obter novas chaves de concessionárias da Nissan se toparem com o problema.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário