segunda-feira, 14 de maio de 2007

Cientistas britânicos criam sangue de plástico


Pesquisadores da Universidade de Sheffield afirmaram que o sangue de plástico pode ser uma grande vantagem em áreas de conflitos e guerras.

Segundo os cientistas o sangue artificial é leve e fácil de transportar, não precisa de refrigeração e pode ser conservado por mais tempo.

japonesas fudendo kkk


O novo sangue é feito com moléculas de plástico que têm um átomo de ferro em seu centro, como a hemoglobina, que pode levar oxigênio pelo corpo.

Os cientistas afirmam que o sangue artificial pode ser de produção barata e eles estão tentando conseguir mais verbas para desenvolver um protótipo final que seria adequado para testes biológicos.

'Potencial'

"Estamos bastante animados com o potencial deste produto e com o fato de que poderá salvar vidas", disse Lance Twyman, do Departamento de Química da Universidade de Sheffield.

"Muitas pessoas morrem devido a ferimentos superficiais quando estão presas em um acidente ou feridas no campo de batalha e não podem conseguir sangue antes de chegarem a um hospital."

"Este produto pode ser guardado de forma mais fácil do que o sangue e isto significa que grandes quantidades podem ser levadas facilmente por ambulâncias e pelas forças armadas", acrescentou.

Uma amostra do protótipo do sangue artificial será exibida no Museu da Ciência em Londres, a partir do dia 22 de maio, como parte de uma exibição dedicada à história do plástico.

Via: BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário