segunda-feira, 14 de maio de 2007

Ligação de celular no Everest está perto de se tornar um record


Rod Baber, um alpinista britânico, está na fase final de preparação para escalar o Everest e realizar a "mais alta ligação telefônica" já registrada.

Depois de alguns dias de adaptação, que também servem para a checagem de todos os equipamentos, o alpinista começará a escalada final, marcada para o dia 15 de maio.

Ele deve atingir o topo após oito dias de caminhada. E é do ponto mais alto que Baber pretende realizar a ligação telefônica.

Desafios
O alpinista começou a expedição em abril, desde então ele testa sua adaptação na montanha. "Foram necessários três dias até que conseguíssemos andar 50 passos sem sentir falta de ar", disse à BBC.

O alpinista já alcançou os 7,5 mil metros de altitude, a fase em que a maioria das pessoas começa a sentir a falta de oxigênio. Baber contou que perdeu quase 11kg e espera perder mais cinco até o fim da jornada.

A ligação com o celular no topo do Erevest será possível devido uma base instalada na China.

O alpinista acredita que seu desafio tem grandes chances de sucesso. Mas ele reconhece as dificuldades. "A expedição terminará quando o Everest permitir. A vontade é dele, não nossa."

Via: Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário