terça-feira, 29 de maio de 2007

Italianos batem recorde mundial de overclock


O grupo italiano ThuG OC Team acaba de bater o recorde mundial de overclock com um Pentium 4 que roda a 8,18 GHz.



O ThuG OC Team já havia sido o primeiro a superar a barreira dos 8 GHz, em janeiro deste ano. Agora, o grupo italiano acelerou ainda mais seu computador. O micro usa um processador Pentium 4 631, da Intel, que tem freqüência de clock nominal de 3 GHz. É um overclock de 173%. A placa-mãe é uma Asus P5B modificada. A tensão de alimentação do processador foi elevada de 1,3 para 1,91 volt.

Para que que o chip não queime com o calor gerado, o micro emprega refrigeração a nitrogênio líquido numa temperatura de 196 graus negativos. Dada a complexidade e o custo desse sistema, não há chances de ele vir a ser empregado em micros comuns num futuro próximo.

O nitrogênio líquido requer extremo cuidado no manuseio, já que destrói imediatamente os tecidos cutâneos se entrar em contato com a pele. Além disso, muitos circuitos eletrônicos seriam incapazes de sobreviver às temperaturas extremas que esse micro atinge em funcionamento. Mesmo assim, a turma do overclock já está pensando em usar hélio líquido para baixar a temperatura a menos de 200 graus negativos e acelerar o clock a 9 GHz ou mais.

Via: Info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário