quarta-feira, 23 de maio de 2007

Taxis de Nova York serão todos híbridos em cinco anos


Dentro de cinco anos, todos os taxis de Nova York serão híbridos. Segundo uma determinação do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, toda a frota atualmente em serviço deverá ser substituída por modelos com propulsão mista elétrica e a gasolina até 2012.



Nova York tem uma das maiores frotas de taxis do mundo em relação ao número de habitantes e a figura dos carros amarelos faz parte da paisagem da cidade há mais de meio século. Atualmente, o modelo mais apreciado pelos taxistas locais é o enorme sedã Crown Victoria, da Ford, dotado de motor V8.

A decisão do prefeito foi causada, principalmente, pela preocupação ambiental. Além de, normalmente, os carros hoje utilizados já serem grandes consumidores de gasolina e emissores de poluentes, as condições de tráfego na cidade, freqüentemente engarrafada, fazem com que os carros andem lentamente, quando não ficam simplesmente parados nas ruas, emitindo fumaça.

Atualmente, já há cerca de 400 taxis híbridos em operação na cidade, o que significa pouco, considerando que a frota chega a 13 mil unidades. A prefeitura espera que mil carros sejam trocados até o ano que vem e que, progressivamente, todos os taxis atendam às novas normas até 2012.

Os carros híbridos já aprovados para serem usados como taxis em Nova York são o Toyota Highlander, Lexus RX 400H, Ford Escape, Saturn VUE Green Line, Toyota Prius, Toyota Camry, Honda Accord e Honda Civic. Alguns deles deverão enfrentar reações negativas por serem bem menores que os modelos predominantes hoje em dia.

A maioria dos carros híbridos já no mercado utlizam uma combinação de motor a gasolina com um motor elétrico. Como os motores elétricos tem mais torque em baixa rotação, eles são usado nas arrancadas e na aceleração, sozinhos ou juntamente com o motor convencional, a gasolina. Quando o motor a gasolina está em ação sozinho, o motor elétrico passa a funcionar como gerador, carregando as baterias.

Um fator que pode ajudar a conquistar o apoio de frotistas e taxistas independentes é a economia: a prefeitura estima que, anualmente, cada carro irá gastar US$ 10 mil a menos em combustível.

Via: Auto Estrada.

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