quinta-feira, 28 de junho de 2007

No Brasil, iPhone só funciona como iPod


O iPhone, telefone celular multimídia da Apple, fez com que os norte-americanos formassem fila em frente às lojas três dias antes de seu lançamento, realizado às 18h (horário local; 19h no horário de Brasília) desta sexta-feira (29). Assim que chegar às lojas, o produto só estará disponível para os clientes da operadora de telefonia AT&T. Ou seja: nada de ligações no Brasil. Se um brasileiro de passagem por Nova York comprar o aparelho, não trará para casa um telefone multimídia, mas sim um iPod com câmera digital de 2 megapixels.

Ainda assim, essa experiência incompleta no uso do equipamento pode ser mais bem-sucedida do que outra alternativa da Apple que desembarcou por aqui. O Rokr, celular lançado em 2005 em parceria com a Motorola, foi um fracasso de vendas -- os brasileiros não podiam comprar música na loja virtual iTunes, seu principal chamariz, e o telefone tinha capacidade para apenas cem arquivos de música.

Quem já sonha com o aparelho por aqui deve ter paciência. Seu pleno funcionamento no Brasil depende da aprovação da Anatel e de acordos com as operadoras telefônicas.

Nos EUA, a novidade custará US$ 499 (versão de 4 GB) e US$ 599 (8 GB). Segundo Guedes, quando chegar ao Brasil, o iPhone só poderá ser comprado por um público de renda muito alta, o que restringe sua expansão. “É preciso um acordo da Apple com as operadoras de telefonia brasileiras, para subsidiar o seu preço. Assim, o acesso será mais fácil e sua compra, menos onerosa”, sugere.

O iPhone mede 6,1 cm x 11,4 cm x 1,3 cm, pesa cerca de 140 gramas e tem tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, um de seus principais chamarizes. Sua bateria tem duração de até oito horas para chamadas de voz, seis horas para uso de internet, sete horas para exibição de vídeos e 24 horas para música. O aparelho também tem sistema Bluetooth, para comunicação com acessórios sem fio, e, nos EUA, permite acesso à internet através de tecnologia Wi-Fi.

Via: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário