domingo, 10 de junho de 2007

Uma introdução ao Delphi for PHP


Neste primeiro artigo, vamos ter uma breve visão sobre o Delphi for PHP, ferramenta de desenvolvimento web baseada em PHP que promete revolucionar a vida dos desenvolvedores.

Ao desenvolver o Delphi for PHP, a intenção da CodeGear foi justamente a de tornar essa ferramenta o mais próximo do próprio Delphi que todo mundo já conhece. E conseguiram!



O Delphi for PHP permite a criação de aplicativos web 100% visual e a geração dos arquivos necessários para instalação no próprio servidor. Recurso interessante é a possibilidade de ter um site preparado em diversos idiomas, bastando apenas a tradução e atualização de arquivo XML.

O Delphi for PHP possui uma estrutura de componentes 100% escrita em linguagem PHP, baseado em diversos scripts e bibliotecas de código aberto existentes, dentre os quais se destacam: Qooxdoo, Adodb, DynAPI, Smarty, XAjax e JSCalendar.

A criação de um componente é muito simples. O Delphi for PHP possui componentes descendentes da classe Object, sendo assim, a criação de componentes é feita da mesma forma que sempre foi feita em Delphi.

Para o form (página web) não ficar poluído, o software permite a criação de um DataModule.



Sempre que sua aplicação for executada, é executado paralelamente o servidor Apache que acompanha o Delphi for PHP. Isso faz com que não seja necessária sequer uma linha de configuração em sua estação de trabalho.

Ao final do projeto, basta gerar o pacote de instalação da aplicação na web. Não se preocupe, sua aplicação feita em Delphi for PHP poderá ser executada em qualquer plataforma (Linux, Windows, Unix, Solaris etc).

A facilidade e agilidade do Delphi for PHP são alcançadas porque a forma de desenvolvimento presente no Delphi Win32 continua presente nesta IDE. Nesta ferramenta, como na Delphi Win32, é possível a criação de aplicações apenas clicando e arrastando componentes, mudando propriedades, eventos etc.

O Delphi for PHP possui uma série de componentes Data Access que permite o fácil acesso a diversos banco de dados, dos quais se destacam: Interbase, MySQL, Access, ADO, ODBC, OLEDB, FoxPro, FrontBase, DB2, Informix, SQL Server, FireBird, Oracle, PostGreSQL, SAPdb, SQLite, SQL Anywhere, Sybase.




A linha de programação segue sempre a mesma em outras versões Delphi: inclui-se um componente Database onde será efetuada a conexão com o Banco de Dados, um componente Table (seleciona a tabela desejada) ou Query (seleciona a consulta desejada) e um Datasource para efetuar o link com os componentes de exibição (Label, Edit, etc).

Além dos componentes de acesso a dados, ainda continuam presentes os componentes nativos de acesso ao InterBase.
Como fechamento deste artigo, sintetizo que a criação desta IDE em muito ajudará os desenvolvedores PHP no que diz respeito a tempo, facilidade e agilidade de desenvolvimento.

Não percam, nosso próximo artigo vamos falar de um projeto utilizando Templates. Não deixem comentar e deixar sugestões. Caso queiram efetuar o download de uma versão de testes do Delphi for PHP, basta ir direto ao site da Codegear.

Via: WebInsider.

Um comentário:

  1. Muito boa essa introdução. o autor foi fiel e prático ao falar do Delphi for PHP. Eu instalei e vi alguns problemas quanto ao uso dos componentes ib, mas projetos mais

    ResponderExcluir