segunda-feira, 16 de julho de 2007

Como fazer backup online dos arquivos


Você certamente faz backup dos seus arquivos mais importantes semanalmente ou mesmo diariamente, e atualiza as cópias de segurança em disco uma vez por mês, certo? Não? Bem...

Você não é o único. Muita gente deixa isso para depois ou afirma não ter tempo. Para facilitar a vida de quem zela por seus documentos, há vários serviços online de backup disponíveis. E o melhor de tudo: gratuitos.

como burlar megauploadCheios de recursos e bem acabados, eles permitem realizar cópias de arquivos importantes mesmo enquanto trabalha neles. Com isso, documentos de texto, planilhas, sites favoritos, imagens e músicas não somente podem sobreviver a uma catástrofe ou roubo de equipamento, como também se tornam mais acessíveis para você (basta ter um computador com internet) como a qualquer um com quem você deseje compartilhar as informações.

Logicamente, usar o armazenamento online de uma empresa significa depender da estabilidade do site, sua segurança web e política de privacidade. Backups e talvez uma imagem em um segundo disco rígido ainda sejam as melhores soluções.

Entretanto, ao usar um serviço online, você ganha redundância e diminui as chances de perder dados importantes.

Uma leva de novos sites está ávida para desafiar a hegemonia da Microsoft e seu pacote Office. Dois dos melhores são o Zoho, para documentos de textos, e o Google Textos e Planilhas. Ambos são gratuitos e incluem espaço para os usuários armazenarem seus dados (o Zoho oferece 1 GB; o Google limita o número e o tamanho de documentos e planilhas que você pode armazenar – clique aqui e saiba mais).

Tudo que é criado é salvo automaticamente em um servidor online. O usuário também será capaz de acessar todos os seus documentos em qualquer browser, sem a necessidade de instalar softwares.

Assim como muitos outros sites avançados, o Zoho e o Google usam JavaScript não sincronizado e XML – ou Ajax – para apresentar um ambiente parecido com o de desktop ao usuário. Ambos oferecem teclas de atalho para atributos mais comuns, salvamento em background e outras funções básicas. Nenhum deles chega perto de substituir o Office quando o assunto é uso amplo dos atributos oferecidos – além da probabilidade de ser incomodado por um bug aqui e ali. Mas para os arquivos usados em casa, eles trazem o necessário.

Via: PCWorld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário