terça-feira, 17 de julho de 2007

Steve Jobs foi coroado o rei da revolução da música on-line


Steve Jobs, pai do iPod, foi coroado na terça-feira (17) como "rei da revolução da música on-line", encabeçando a lista das 25 pessoas mais influentes no segmento de música pela internet compilada pela revista "Blender".

A lista "Powergeek 25" foi compilada pela revista para identificar os protagonistas responsáveis pela mudança na maneira pela qual as pessoas compram e ouvem música.


"Os fãs de música passam boa parte de seus dias, se não de suas vidas, sentados diante de um computador, descobrindo e baixando música", afirmou em comunicado o editor-chefe da revista, Craig Marks.

"Os poderosos do segmento, hoje, não trabalham mais nas torres de aço e vidro das gravadoras tradicionais, sendo geeks da tecnologia, blogueiros que escrevem de seus quartos e visionários do Silicon Valley", afirmou Marks.

Ele disse que Jobs, co-fundador e presidente-executivo da Apple, havia provado sua capacidade de ditar tendências.

"A loja iTunes e o iPod fizeram mais por mudar a maneira pela qual as pessoas ouvem música do que qualquer desdobramento desde a criação do CD, e talvez desde a criação da reprodução mecânica de som", disse Marks.

A revista atribui a Tom Anderson e Chris DeWolfe, co-fundadores do popular site de redes sociais MySpace, o segundo posto em sua lista.

Eles recebem crédito por terem cumprido a promessa da Internet de "nivelar a competição na música, permitindo que empresas de porão distribuíssem sua música, mantivesse os fãs informados sobre apresentações e criassem uma audiência online."

Em terceiro lugar vêm os criadores do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, cujo site de vídeo se tornou "um criador de astros tão grande quanto a MTV foi um dia."

O quarto posto coube a Doug Morris, presidente-executivo e do conselho do Universal Music Group, visto pelo setor como principal influência em decisões sobre políticas quanto à música digital, incluindo royalties e licenciamento.

Ryan Schreiber, criador da revista online Pitchfork, ficou com o quinto posto, porque sua publicação "tem o poder de criar audiências instantâneas para pequenas bandas como Art Brut e Go! Team antes até que elas gravem discos."

Via: G1

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