sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Participantes de reality show vivem no lixo por 3 semanas


Um novo reality show que será exibido no mês que vem pelo canal de TV Channel 4, na Grã-Bretanha, vai mostrar como 11 voluntários sobreviveram em um dos maiores lixões do país durante três semanas.

Antes de serem escolhidos para participar do programa, os candidatos só foram informados de que se tratava de um "desafio ecológico" em um local secreto. A maioria deles pensou que era hora de arrumar as malas, atualizar o passaporte e se preparar para enfrentar mosquitos e muito calor em alguma floresta tropical do outro lado do mundo.

Em vez disso, eles foram largados num lixão de Croydon, uma cidade da região metropolitana de Londres, e tiveram que participar de tarefas planejadas com o objetivo de revelar a verdadeira escala do quanto é desperdiçado a cada ano na Grã-Bretanha.

Segundo uma nota divulgada pelo Channel 4, os britânicos fazem parte de uma "nação de consumidores insaciáveis".

Toneladas de lixo

"A maior parte de nós sabe que desperdiçamos muito e não reciclamos o suficiente, mas temos uma tendência de não pensar no que acontece com o nosso lixo a partir do momento em que ele deixa as nossas casas", diz o texto do canal.

Os produtores do programa, batizado de Dumped ("Jogados no Lixo" em tradução livre), dizem que o objetivo do novo reality show foi descobrir se os voluntários conseguiriam transformar toneladas de lixo numa preciosa fonte de recursos, se eles se surpreenderiam com o que encontrariam no lixão e se a experiência mudaria a maneira como eles vivem.

Mas, por razões de saúde e segurança, os participantes não podiam morar em um local cheio de fraldas sujas, vidros quebrados, seringas e substâncias químicas.

Os produtores trabalharam, então, em conjunto com as autoridades para coletar mil toneladas de lixo real, só que sem os dejetos perigosos, que foram empilhadas a poucos metros de distância do depósito de lixo verdadeiro.

Os participantes do programa formaram um grupo eclético incluindo ambientalistas, gastadores compulsivos e pessoas indiferentes ao problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário