quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Carregue a bateria até no avião


Carregue a bateria até no avião Por Jocelyn Auricchio São Paulo, 19 (AE) - O maior desafio durante longas viagens é manter seus aparelhos funcionando por longos períodos. Por melhor que seja, um notebook não segura o tranco de funcionar na bateria por 10 horas de viagem.

A melhor alternativa é manter seu aparelho carregando durante o tempo que você estiver em terra. Em praticamente qualquer aeroporto é possível encontrar tomadas livres para carregar o equipamento. Mas alguns cuidados são fundamentais. Jamais plugue um aparelho na energia sem estar totalmente certo da tensão do local. Se o aparelho não for bivolt, você pode danificá-lo.

Um adaptador universal de tomadas, que pode ser encontrado à venda em qualquer aeroporto ou em lojas virtuais, garante que você não fique na mão se o padrão elétrico do país que estiver visitando for diferente do que seus aparelhos usam.Uma vez ligado na eletricidade, seu notebook pode servir também como central de distribuição de energia. Celulares, smartphones e até o iPod podem ser carregados direto na entrada USB. Nem sempre essa é a forma mais rápida de carregá-los (alguns eletrônicos recarregam mais rápido com um carregador ligado à tomada), mas acaba numa troca justa: em vez de levar um monte de fontes e carregadores, alguns cabinhos USB resolvem o problema.

Dentro do avião, durante viagens mais longas, também dá para carregar todos os seus aparelhos. Pouca gente sabe, mas todos os aviões comerciais, especialmente os maiores, com fileira central de assentos, têm tomadas de energia na classe econômica que podem ser usadas pelos passageiros. O segredo é pedir por um assento "eletrificado". Normalmente, as fileiras que oferecem energia são identificadas com um símbolo parecido com um relâmpago.

Os assentos da classe executiva de praticamente todas as empresas aéreas contam com tomadas de energia. Para aproveitar essa facilidade, é imprescindível que você compre um inversor de corrente. Esse aparelho transforma a energia do avião, que é corrente contínua, em corrente alternada, a mesma que usamos nas tomadas de casa. A maioria dos inversores vêm com adaptadores para os tipos de entrada que aparecem em aviões. Os mais modernos usam o mesmo tipo de plugue dos acendedores de cigarro dos carros.

Se viajar de carro, um carregador veicular para notebook, ou mesmo um inversor de corrente, são indispensáveis.

Um comentário: