sábado, 22 de dezembro de 2007

"Fatos sobre Chuck Norris" geram processo contra site e editora


O ator e expert em artes marciais Chuck Norris está processando a editora Penguin por causa de um livro que, segundo ele, explora de maneira injusta seu nome famoso. O autor do livro, Ian Spector, e os dois sites que ele criou para promovê-lo, também estão sendo processados.

Um dos sites é o www.truthaboutchuck.com. O livro, chamado The Truth About Chuck Norris: 400 facts about the World's Greatest Human (A verdade sobre Chuck Norris: 400 fatos sobre o maior dos homens), tenta capitalizar em cima dos "fatos míticos" que circulam pela Internet desde 2005, fazendo piada com a imagem de valentão duro na queda de Chuck Norris e as habilidades sobre-humanas que ele possuiria, diz o processo.

Os "fatos míticos" ou "verdades" incluem frases como: "As lágrimas de Chuck Noris curam o câncer. Infelizmente ele nunca chorou" e "Chuck Norris não dorme. Ele espera". O processo também cita "Chuck Norris pode recarregar um celular friccionando-o contra sua barba", e alega que "alguns dos 'fatos' citados no site e no livro são racistas, lúbricos ou retratam o senhor Norris como alguém envolvido em atividades ilegais".

Norris, que ficou famoso nas décadas de 70 e 80 estrelando filmes como Comando Delta e a série Braddock, disse que o título do livro poderia enganar os leitores, fazendo-os crer que os "fatos" são verdadeiros. O processo, aberto na corte federal de Manhattan, em Nova York, busca indenização (não especificada) por mau uso de marca registrada, enriquecimento injusto e violação de privacidade.

Norris, cujo nome real é Carlos Ray Norris, alega no processo que ele é associado a tudo que for relacionado ao seu nome, e deve protegê-lo. Um porta-voz da Penguim não foi encontrado para fazer comentários, nem o autor do livro e do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário