domingo, 30 de dezembro de 2007

Fox e Apple lançam serviço para aluguel de filmes on-line


A Apple deve anunciar já no próximo mês o comentado e aguardado lançamento de um serviço de aluguel de filmes por meio de sua loja iTunes, assim como um inovador acordo de sua tecnologia anti-pirataria – movimento que pode impulsionar o apelo da distribuição de filmes digitais.

A Twentieth Century Fox -que tem em seu cardápio filmes como "Guerra nas estrelas" e "Os Simpsons"- é um dos primeiros estúdios a concordarem em colocar seus filmes disponíveis para o aluguel digital pelo iTunes, de acordo com reportagem do jornal “Financial Times”.

A Apple também concordou em licenciar, pela primeira vez, sua plataforma de proteção de cópias chamada FairPlay, assim a tecnologia será colocada nos novos lançamentos da Fox em DVD, permitindo aos usuários facilmente transferir os filmes do disco para um computador ou iPod, para assistir.

A Apple teve longas conversas com os grandes estúdios de cinema no último ano, e analistas já previam que seria apenas uma questão de tempo antes que os acordos de licenciamentos para aluguel de filmes on-line fossem fechados.

A Fox e outros grandes estúdios já vêm experimentando o aluguel ou mesmo a venda de filmes digitais por meio de outros sites, mas a popularidade da loja virtual da Apple e do iPod faz do iTunes uma interessante opção de distribuição, especialmente quando um número cada vez maior de consumidores está carregando entretenimento consigo, de suas TVs ou computadores, em seus aparelhos eletrônicos móveis.

Já há títulos de cinema disponíveis no iTunes, mas por enquanto apenas para venda. Quem tiver interesse em assistir ao filme, mas não quiser comprá-lo, poderá em breve alugar, ou seja, o arquivo é baixado, mas funciona apenas por um tempo pré-determinado.

Wal-Mart abandona mercado

Já o Wal-Mart decidiu encerrar seu serviço de download de filmes, lançado há menos de um ano nos Estados Unidos. A retirada do Wal-Mart, que responde por cerca de 40% de todas as vendas de DVD, segue a decisão de 2005 da empresa em abandonar esforços para construir um serviço de aluguel de DVDs on-line. O maior varejista do mundo decidiu, em vez disso, transferir seus serviços de locação para a Netflix Inc.

O Wal-Mart ainda opera um serviço de download de músicas e continua a vender CDs e DVDs em suas lojas de varejo e pela internet, para envio por correio.

Em uma declaração oficial, a porta-voz da empresa, Amy Collella, afirmou que a companhia decidiu interromper o serviço de downloads de filmes depois que a Hewlett-Packard, que disponibiliza o programa de seu site, “tomou a decisão de não continuar com o comércio de downloads de vídeos”. A empresa não disse se retomará o serviço com outra empresa de software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário