quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Museu para Ferrari


Museus automobilísticos não são uma grande novidade. A Porsche, a Jaguar e a Mercedes já tem locais para expor seus carros de importância e reconhecimento histórico.

Entretanto, a Ferrari iniciou um projeto que visa revolucionar o conceito de museu. Não apenas os carros, mas também o próprio museu será atração. Uma obra arquitetônica moderna e única começou a ser construída em Modena, na Itália.

Não será o primeiro museu da empresa, mas com certeza se destacará.

Em 2004 a montadora anunciou planos para construir tal monumento. Abriu um concurso, no qual arquitetos e empresas podiam submeter seus projetos para análise e em 2005, oito projetos foram selecionados como finalistas.

Cada um deles representava um aspecto dos veículos. Eles foram expostos em outros museus da Ferrari até que, dia 23 de fevereiro deste ano, o vencedor foi anunciado.

Criado pelo estúdio Future System, sediado em Londres, o projeto do Enzo Ferrari Birthplace Museo parece, visto de cima, um enorme capô de um carro Ferrari, com entradas para ventilação e acabamento brilhante.

Nele, estarão expostos carros clássicos da Ferrari e Maserati, além de fotos da antiga fábrica, desenhos dos carros clássicos e uma breve história de Enzo Ferrari, o homem por trás da lenda.

O local de exposição dos carro, batizado de Galleria Maserati, ficará do lado oposto da casa onde Enzo nasceu, que foi restaurada mas manteve o caráter original do local. O ícone Ferrari finalmente será instalado em um local à sua altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário