
Segundo os cientistas, este mesmo princípio, semelhante ao que rege o movimento sobre as águas de animais marinhos que conseguem se manter sobre a água por alguns segundos, como arraias, poderia ser aplicado a um tapete.
Esse "tapete voador", entretanto, não poderia transportar pessoas, por causa do impacto das vibrações. Para os pesquisadores, o "tapete voador" é possível, mas "as leis do equilíbrio sugerem que (este tapete) vai permanecer na esfera mágica, mítica e virtual".
Flutuação
O processo de flutuação do objeto é criado a partir de um movimento ondulatório que cria uma pressão contra uma superfície horizontal, como o chão, por exemplo. A pressão criada no vácuo entre o objeto e o chão equilibraria o peso e faria o "tapete" flutuar.
O movimento também faria o objeto se mover para frente, pois provocaria uma inclinação suave em uma de suas extremidades.
Para Lakshminarayanan Mahadevan, que liderou o estudo, uma versão maior do "tapete", capaz de carregar pessoas, poderia ser produzida com materiais ultra-leves.
No entanto, Mahadevan ressalta que, para se mover, o objeto teria que vibrar muito, o que tornaria o "vôo" pouco confortável.
"Para um vôo mais suave, é possível criar várias ondas pequenas ao longo do objeto, mas a velocidade seria baixa", explica.
Ele espera que o estudo estimule outros pesquisadores a criarem o "tapete voador", para "realizar o sonho das pessoas e transformar o virtual em realidade", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário