quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Kefir - O Tesouro Probiótico


Kefir (Kephir ou Kefyr) pronuncia-se kef ir. Nomes alternativos: kewra, talai, mudu kekiya .

Kefir é uma bebida refrescante de leite fermentado, originada nas Montanhas do Cáucaso Setentrional há muitos séculos. A palavra kefir é derivada do Turco keif que pode ser forçosamente traduzida como bom sentimento ou sentir-se bem. É o senso de sentir-se bem que a pessoa aprecia por beber o produto da cultura.

Kefir possui uma consistência cremosa espessa uniforme, um leve gosto ácido que refresca e um aroma moderado de levedura fresca (como cerveja). Kefir também tem uma efervescência natural de gosto “carbonatado”. Há cerca de 40 combinações aromáticas o que contribui para seu sabor inigualável e odor agradável e único de Kefir. Arredondando, Kefir pode conter entre 0.08 a 2% álcool. Normalmente, entre 0.08 a 0.5% são valores realistas para o kefir de 24h de fermentação.

O autêntico kefir tradicional somente pode ser preparado pela fermentação do leite fresco com Grãos do Kefir. Os grãos de kefir não devem ser confundidos com outros grãos de cereais, ou seja, o uso da palavra "grãos" é uma metáfora. Os grãos do kefir, ou os grânulos de kefir se você desejar, são, de fato um acionador de partida natural ou uma cultura mãe natural.

A bio-estrutura do grão (que eu entendo como uma bio-matriz), é criada com os esforços de um relacionamento simbiótico, compartilhado entre uma vasta mistura de bactérias amigáveis específicas do ácido lático e de fermentos. Os grãos são uma massa biológica branca macia, gelatinosa (biomassa), compreendida por proteína, lipídios (gorduras) e um complexo polissacarídeo solúvel: o Kefiran. Os micróbios e os fermentos não somente criam a estrutura da bio-matriz, mas são abrigados por ela, extendendo-se pela superfície (interior e exterior), ou encapsulados dentro da bio-matriz (o domicílio do micróbio amigável). Hoje, o autêntico kefir tradicional (kefir real) é facilmente preparado em casa. O leite fresco cru, pausterizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral, é colocado em um recipiente apropriado, limpo, com os grãos de kefir. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos de kefir do kefir líquido. Os grãos são adicionadas a mais leite fresco, e o processo é simplesmente repetido. Este processo simples pode ser executado indefinidamente... Grãos de kefir são para sempre. O kefir líquido, coado, pode ser consumido fresco, refrigerado para ser consumido posteriormente, ou amadurecido em temperatura ambiente por alguns dias, antes de consumir. O processo de amadurecimento é útil para os indivíduos que desejam eliminar o lactose em seu kefir.

Composição dos Grãos de Kefir de Leite

Grãos de kefir de Leite examinados sob um microscópio, apresentaram um complexo proteico/polissacarídeo/lipídico, consistindo principalmente em proteína insolúvel e em mucopolissacarídeos neutros. A composição percentual de grãos secos congelados, com um índice de umidade de 3,5 % foi:

- Gordura: 4,4%
- Cinza: 12,1%
- Mucopolissacarídeos: 45,7%
- Proteína total: 34,3%
- Proteína insolúvel: 27,0%
- proteína solúvel: 1,6%
- aminoácidos livres: 5,6%
E uma pequena percentagem de substâncias desconhecidas

Ferro amorfo e cristalino foi observado na maior parte na superfície do grão. Cristais de 1-5 micrômetros foram observados também no interior do grão. A forma em que o microflora é distribuída sobre a superfície dos grãos, confirma o conceito que os grãos de kefir não devem ser enxaguados com água entre as trocas de leite durante o cultivo.

Benefícios do uso do Kefir

Seu uso continuado produz muito bons efeitos em convalescença após graves doenças. Quando se têm afecções crônicas, deve-se beber kefir, pela manhã, ao meio dia e pela noite, ½ litro cada vez. Digestivo, não produz intolerância ou efeitos colaterais. Em doenças graves e prolongadas deve ser tomado abundantemente três vezes ao dia meio litro por vez.

O kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:


  • Distúrbios nervosos: ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica;
  • Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios;
  • Alergias;
  • Escleroses;
  • Reumatismo e L.E.R.;
  • Tumores;
  • Problemas cardio-vasculares (infarto e arteriosclerose);
  • Problemas de vesícula;
  • Disfunções hepáticas;
  • Problemas renais e icterícia;
  • Doenças do estômago: gastrite, úlceras pépticas e duodenais, regulariza a digestão;
  • Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas. O kefir previne putrefação intestinal causada por depósito nos intestinos e contribui para depuração do organismo e restaura rapidamente a micro flora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. O kefir de água, após 12 horas de fermentação produz efeito laxativo no intestino e o de 40 horas de fermentação prende o intestino;
  • Problemas de sangue: anemia, leucemia;
  • Problemas de pele: dermatites, eczemas, lupus, cândida, psoríase, herpes;
  • Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos;
  • Excesso de peso: atuando como um enzimático poderoso, acentua amplamente o anabolismo, ou seja a assimilação de nutrientes e por provocar um equilíbrio geral do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábido de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. Também já está provado que as melhores dietas são aquelas em que a pessoa se alimenta várias vezes durante o dia, em pequenas quantidades. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nestes pequenos "lanchinhos", substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. Porém, a associação simultânea de kefir com jejum não é recomendada e para os que gostam de jejuar o uso nos dias de jejum pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra indicada.



Armazenando Kefir de Leite


  • Congelando os Grãos de Kefir (embora este método seja viável para até um ano, um período maior que dois meses pode remover algum fermento importante):

    • Lave os grãos com água fervida e ESFRIADA;
    • Seque-os comuma toalha macia para remover o excesso de umidade;
    • Coloque-os em um jarro ou saco plástico, com leite em pó suficiente para cobri-los (não adicione outros líquidos);
    • Leve o saco ou jarro ao congelador.

  • Desidratando os Grãos de Kefir (de 12 a 18 meses):

    • Lave os grãos com água fervida e ESFRIADA;
    • Seque-os comuma toalha macia para remover o excesso de umidade;
    • Coloque-os entre toalhas de papel branco ou entre dois lenços de algodão ou linho;
    • Deixe para secar em um bem ventilado e aquecido local enquanto eles ficam firmes e amarelados. Dependendo da temperatura, umidade e tamanho dos grãos, isto pode levar entre 2 ou 5 dias;
    • Coloque-os numa jarra ou embalagem plástica com leite em pó suficiente para cobri-los e os deixe na geladeira - não no congelador.


Reativando os Grãos de Kefir


  • Congelados:

    • Descongele-os em água fria por alguns minutos;
    • Coloque-os em uma peneira e lave com água fria todo o leite em pó que possa estar aderido aos grãos;
    • Coloque-os no leite, à proporção de 1 : 3 de grãos para o leite (1/2 copo de leite para 2 colheres de grãos);
    • Coe o leite a cada 24 horas, mesmo que ele não esteja coalhado e troque-o por mais leite fresco, até que o kefir resultante tenha aparência, sabor e odor de iogurte natural. Isto pode levar até uma semana ou mais;
    • Vá aumentando a proporção do leite até que o kefir produzido esteja ao seu gosto.

  • Desidratados:

    • Hidrate-os em uma jarra com leite fresco;
    • Coe o leite a cada 24 horas, mesmo que ele não esteja coalhado e troque-o por mais leite fresco. Não beba do leite até que o kefir resultante tenha a aparência e o odor do iogurte natural. Isto pode levar de quatro a dez dias;
    • A taxa de crescimento dos grãos de kefir não será evidente, em alguns casos, até a terceira semana. Os grãos devem tornar-se mais brancos após cada lote consecutivo. Os que permanecerem amarelos ou amarelo-cor-de-rosa-marrons e não tiverem uma propriedade elástica, devem ser removidos do grupo após uma semana. Estes são grãos que não se repoduzirão


Modo de Preparo do Kefir de Leite

Ingredientes e Utensílios
- 1 a 2 colheres de grãos do kefir.
- vasilhame não metálico com tampa e capacidade para conter o leite e ainda sobrar espaço (cerca de 1/4);
- Um recipiente não metálico com a boca larga para coar e armazenar o kefir
- 1 a 2 copos de leite fresco (pode ser integral, desnatado, semi-desnatado, pausterizado, homogeneizado ou UHT)

Modo de Preparar

Coloque os grãos de kefir e o leite no vasilhame não metálico (certifique-se de não encher mais de 3/4 do vaselhame);

Tampe o vasilhame (pode ser tampa frouxa ou hermética) e deixe-o à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas ou até que o leite coalhe ou forme-se soro (kefiraride) ao seu gosto (determine um local para deixar seu kefir, por exemplo, um armário onde não bata luz solar direta e se for possível, de vez em quando, pode ser uma vez a cada duas horas ou mais, dê uma chacoalhada no vasilhame, para certificar-se de que os grãos estarão sempre em contato com leite fresco);

Despeje o conteúdo numa peneira não metálica e coe o kefir em um recipiente também não metálico. O que você coou é kefir pronto para o consumo, embora você possa preferir fazer uma fermentação secundária;

Lave o vasilhame onde os grãos estavam fermentando e repita o processo, adicionando mais leite fresco aos grãos (cuidado - se você utiliza água quente na lavagem do vasilhame, espere-o esfriar antes de depositar os grãos nele).


Receitas Doces (com kefir de leite)

Bebida: Borboleta
Espuma de laranja e kefir
Espuma de maracujá e kefir
Pudim de uva
Vitamina de Kefir com Frutas
Gelado de limão light com kefir
Pão de milho
Pudim de Kefir de Leite
Bolo de Maçã e Kefir

Receitas Salgadas (com kefir de leite)

Kefir Mascarpone
Mousse de Camarão
Mousse de Peixe
Mousse de Peixe
Queijo de Kefir com Queijo Industrializado


Cosméticos e outras soluções

Gel para cabelos ou rosto
Sabonete de Kefir
Sabonete líquido de Kefir
Máscara facial purificadora, clareadora e hidratante

Textos retirados do site

3 comentários:

  1. Bom dia!Gostaria de saber como fazer o creme e o gel para o rosto com o kefi pois nao consigo abrir o topico acima,obrigada.
    meiramonica@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Moro em uberlandia, mg.Já li muita coisa sobre o kefir, gostaria de adquirir, mas tá muito dificil de obter respostas dos doadores.Aqui em casa, não pega o canal 69.Vc podem me ajudar a adquirir o kefir?Obrigada
    fatimathaide@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. Anônima:

    Fantástico!!!!!!!!!!!
    Onde encontrar o Kefir?
    Preço.........

    ResponderExcluir