quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mundo iPod


Não é todo gadget que vira um fenômeno cultural. Até mesmo Bill Gates, visto por muitos como um visionário e guru de quase qualquer assunto relacionado a tecnologia subestimou seriamente o potencial do MP3 player, abraçado prontamente pela Apple. Quem não se lembra de comentários como “Isso é uma bobagem, em breve ninguém mais ligará para o iPod”?

Cem milhões de unidades vendidas depois, o pai da Microsoft foi obrigado a engolir suas palavras e lançar um concorrente, o Zune, que até agora teve menos impacto do que uma pedrinha jogada em um lago. Basta ver a vasta gama de acessórios lançados para o iPod.

Entretanto, isso é uma faca de dois gumes: muita porcaria foi lançada para o portátil da apple. Parece que os designers chegaram à conclusão que qualquer coisa branca com uma entrada para iPod venderia que nem água, então o que vemos é uma enxurrada de produtos de baixa qualidade.

Mas alguns se destacam, como o MPS-1, criado pela empresa britânica Audica. O design se destaca logo de cara: nada do acabamento brilhante branco, que nem mais a Apple usa. Ao invés disso, ele é dividido em três peças: um console de controle central com pareces côncavas e as duas caixas que se encaixam nele com suas laterais convexas.

As caixas em forma de gotas não têm um estilo muito comum. Entretanto, por não recorrer ao minimalismo clichê ou tentar reinventar a roda, o que se tem é um aparelho elegante e contemporâneo, que não agride olhar e nem passa desapercebido.

O stand no qual o iPod é encaixado é simples e combina bem com o resto do aparelho e com o design do próprio player, e todas as funções (como volume e seleção de faixas) podem ser acessadas pelo controle remoto.

O MPS-1 é compatível com todos os modelos de iPod, outros MP3 players, CD players portáteis, PCs e notebooks. Você pode comprar o aparelho pelo website da Audica por £ 300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário