quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Google Chrome - Antes tarde do que nunca


Ontem eu não tive tempo para postar sobre o navegador, então vou dar hoje a minha opinião rápida sobre os recursos e o que achei deste novo navegador.
Eu não sou bom em fazer analises e nem sou um especialista, então vou só dizer o que achei.

Primeira impressão
A primeira impressão que tenho é que é uma junção do navegador Firefox com o Opera;
É bem leve;
E a ausência da barra de status visível e do que seria a barra de título, dando lugar as abas, que nos navegadores já existentes normalmente seriam abaixo da barra de endereços, no Chrome é acima, dando um belo espaço para exibição da página, sem ter que dividir espaço com menus e mais menus como no Opera (apesar de ter a opção de oculta-los).

chrome


Abas
Nada de mais na aba, só gostaria de destacar o efeito de 'suavidade' dado visualmente ao mover uma aba de um lado para o outro, ficou bem legal.



Barra de endereços
É bem parecida com a última versão do Firefox e de versões do Opera, na qual você ao iniciar a digitação é exibido alguns endereços que estão no histórico.



Favoritos
A forma de favoritar é praticamente idêntica a de todos os navegadores, principalmente ao sistema usado pelo Firefox;
Pode adicionar uma página aos favoritos usando o atalho já conhecido CTRL+D ou ainda clicando no ícone em forma de estrela, posicionada à esquerda da barra de endereços.



Menu
Normalmente os menus são botões com textos localizados na parte superior do navegador, acima da barra de endereços.
A Google só escondeu eles, 2 botões localizados à direita da barra de endereços exibe as opções ao serem clicados.



Ver código de fonte
Para ver o código de fonte das páginas que você está visitando, o Chrome é idêntico ao Firefox usando o prefixo "view-source:" antes da url, só que o highlight é bem mais feio, usa cores estranhas.



Mais visitados
É um recurso bem interessante, quando você cria uma nova guia (nova aba) é exibido miniaturas dos sites mais visitados.
O formato é bem parecido com o Speed Dial do navegador Opera.

download chrome


Barra de Status
É exibida no canto esquerdo inferior, quando está carregando algo ou quando passa o mouse em cima de algum link.
O ruim é que em endereços muito grande, ela e apreviada ao chegar ao limite da área de exibição e é adicionado reticências no final do endereço.



Busca na página
Usando o atalho CTRL+F é exibido uma janela abaixo da barra de endereços, na qual você digita uma palavra ou termo a ser buscada no corpo da página, as palavras já ganham destaque com o fundo colorido e é exibido o total de ocorrências na página.

google chrome


Estatísticas para nerds
Confesso que rí ao ver o link, você pode acessar as estatísticas para nerds, clicando com o botão direito do mouse ao lado de qualquer aba em um espaço vazio, ir na opção "Gerenciador de tarefas" e depois clicar no link "Estatísticas para nerds" ou de um jeito mais fácil é só digitar "about:memory" na barra de endereços do navegador.

chrome google


Opinião final
Comecei a escrever este post, usando o Chrome e explorando-o meio que só por cima, é um belo navegador, mas muito básico.
O desempenho é bom, o consumo de memória está dentro do aceitavel, não menos do que podiamos esperar da Google, mas é só mais um navegador.
Talvez alguns tenham ficados deslumbrados por ser o navagador da Google, que veio para se juntar a todos os outros serviços da Google em sua tentativa de dominar a internet, mas não vejo motivos para trocar o Firefox pelo Chrome, se a Google quiser vir de baixo derrubando um a um, até tomar a grande parte da Microsoft nesta 'mercado' de navegadores, ela terá que fazer algo muito mais do que bonitinho e leve, algo realmente inovador.

Outros navegadores são para os fracos, os fortes usam Firefox!


Sei que tinha bem mais coisas para falar, sobre o corretor ortográfico, sobre como os históricos e downloads são exbidos e muito mais, mas se quiser dar uma conferida você mesmo baixe-o, e claro, se tiver algum tempo a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário